UFPI sediará IV Colóquio Hans Jonas e VII Jornada de Pesquisa em Filosofia

01/10/2015 14:05

Com o objetivo de fomentar uma discussão filosófica de excelência nos campos da ética, política, meio ambiente e epistemologia, o Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e o GT Hans Jonas/ANPOF, promoverão de 18 a 20 de novembro no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), o IV Colóquio Hans Jonas e a VII Jornada de Pesquisa em Filosofia da UFPI.

Realizada anualmente, a Jornada de Pesquisa em Filosofia chega a sua sétima edição, garantindo uma maior visibilidade dos trabalhos elaborados por pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia da Universidade.

O Colóquio Hans Jonas, foi criado com a finalidade de promover um intercâmbio entre os pesquisadores filosóficos de todo o país, bem como também aprofundar a reflexão filosófica sobre o impacto da tecnologia na realidade social contemporânea, dialogando diretamente com a obra de Hans Jonas.

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia da UFPI, Prof. Dr. Hélder Buenos Aires, destaca as expectativas para os eventos. "As expectativas são boas. Com a vinda de muitos professores e alunos de outras Instituições, o Piauí ganhará uma boa visibilidade, no que diz respeito ao nosso mestrado. Vai ser uma ótima oportunidade de conversação sobre tecnologia, ética, filosofia e política", enfatizou.

Com programação diversificada, o evento contará mesas-redondas de vários temas, bem como também conferências ministradas pelos professores, Ernst Wolff (Pretoria, South Africa), Angela Michelis (Itália) e Marijane V. Lisboa (PUCSP).

As inscrições podem ser realizadas nas modalidades de comunicação, até o dia 30 de outubro, ou de assistência, até o início do evento, na Coordenação do Mestrado em Ética e Epistemologia.

Para mais informações, confira a página oficial do evento: https://sites.google.com/site/ivcoljonasviijornadafilufpi/.

Saiba mais sobre o filósofo Hans Jonas:

Hans Jonas foi um influente filósofo alemão, que teve seus estudos aprofundados nos problemas éticos sociais criados pela tecnologia. "O Princípio Responsabilidade", sua principal obra publicada, trata de um tema central para a sobrevivência física e espiritual da humanidade - a busca de uma ética para a civilização tecnológica. Dentre as outras obras de Hans, destacam-se ainda na versão em português, "O Princípio Vida" e "Ética, medicina e técnica". Na versão inglês, os livros "The Phenomenon of Life, Toward a Philosophical Biology" e "Gnosis und spätantiker Geist", estão entre os favoritos.