Farmácia Escola da UFPI inicia atendimento com pacientes do SUS

01/10/2015 08:26

A Farmácia Escola, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), passará a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). De início, serão atendidos pacientes que recebem os medicamentos Isotretoína (Roacutan), Ciprofibrato, Bezafibrato, e Atorvastatina pelos SUS. O serviço contará ainda com assistência de uma equipe composta por  dois farmacêuticos (um coordenador, um responsável técnico), cinco estagiários alunos de farmácia e uma estagiária administrativa aluna de economia, todos estudantes da UFPI.

O Professor Éverton Araújo em um dos dois consultorios para atendimento da população

O Professor Éverton Araújo, farmacêutico da Farmácia Escola, explica como funcionará o atendimento. "O paciente deverá entrar em contato com a Farmácia para que possamos solicitar junto a assistência farmacêutica do Estado a transferência do medicamento e do processo do paciente para Farmácia Escola", diz. O professor ainda acrescenta que o atendimento será agendado e que, dessa forma, dispensará filas. "Aqui nós faremos um atendimento mais humanizado. Vamos agendar o dia e o horário em que o paciente será atendido. Essa é uma oportunidade muito importante, já que colocaremos o nosso aluno em contato direto com o paciente. Temos, dessa forma, a possibilidade de agregar outros serviços, como: assistência farmacêutica, aferição de pressão, fazer uma glicemia capilar, controle do peso, ou seja, um atendimento mais rico do que o oferecido em outras farmácias", comenta.

Professor André Luís Menezes comemora a iniciativa da farmácia

Segundo o Professor André Luís Menezes, coordenador da Farmácia Escola, a iniciativa faz parte da reforma que ampliou a Farmácia. "Após a reforma, temos hoje uma sala de multimídia, para treinamentos e para palestras com a comunidade, mais laboratórios e dois consultórios que servirão para atendimento da população assistida. Nós estamos trazendo a assistência farmacêutica para dentro da Universidade e proporcionará uma melhor qualidade na formação dos alunos", celebra.

Rafhael Holanda, um dos 5 estagiários que compõe a equipe da Farmácia Escola

Para Rafhael Holanda, um dos estagiários e aluno do 7º período do Curso de Farmácia da UFPI, esta abertura para pacientes da comunidade é uma importante ação da Universidade. "Além da importância acadêmica e profissional, o principal objetivo é estar ligado diretamente à sociedade. É nosso papel disponibilizar o nosso trabalho e nossa formação para a sociedade", ressalta.

O atendimento dos pacientes funcionará das 8h00 as 12h30. A Farmácia Escola fica localizada no Centro de Convivência Rosa dos Ventos da UFPI, Campus Ministro Petrônio Portela, próximo aos bancos e ao Cine Teatro. O telefone para contato é o (86) 3215-5952 e, ou, email é o farmaciaescola.ufpi@gmail.com.