Reitor participa de reunião com a presidente nacional da SBPC

29/09/2015 09:49

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou na tarde dessa segunda-feira (28), de reunião realizada no Palácio do Karnak, com o Secretário de Governo, Merlong Solano, e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Profa. Dra. Helena Nader, que veio ao Piauí apresentar e discutir propostas de investimento e financiamento para a divulgação e popularização da ciência em nosso estado.

A instalação de quinze museus no Piauí e a revitalização dos já existentes, como o Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, foi um dos pontos discutidos durante a reunião.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Para o Reitor da UFPI, a parceria entre as instituições é o caminho para o progresso da área da ciência, tecnologia e informação no estado. "Nós também defendemos o desenvolvimento da ciência e da educação no nosso estado. A UFPI, sem dúvida nenhuma, é a instituição que mais contribuiu para o desenvolvimento econômico, social e científico do Piauí. Ultimamente tem ampliado essa participação no desenvolvimento com a sua presença fora dos muros da universidade. A presença da presidente da SBPC no Piauí é uma oportunidade grande que nós temos de apresentar nossas demandas e o apoio da Universidade Federal do Piauí na apresentação desses projetos é muito importante. Então, a Fapepi e a SPBC regional podem contar com a nossa presença e com o nosso apoio", afirmou.

Presidente nacional da SBPC, Profa. Dra. Helena Nader

A presidente nacional da SBPC, Profa. Dra. Helena Nader, destacou a importância da divulgação científica, no sentido de aproximar a população e os pesquisadores, e frisou o papel da UFPI nesse processo. "Saio dessa reunião bastante satisfeita, pois foi discutido de forma muito franca e aberta o que viemos fazer no Piauí, a parceria que queremos estabelecer com o governo do estado em prol da educação e da ciência. Percebemos que o Piauí está no caminho certo, o caminho da educação, ciência, tecnologia e inovação. E a parceria com a UFPI será total, pois a gente precisa da universidade para várias das atividades que irão acontecer. Por existir há mais tempo, ter mais programas de pós-graduação, mais doutores, a UFPI terá uma presença muito forte em todas essas atividades", declarou.

Dando continuidade à programação da visita da Profa. Dra. Helena Nader ao Piauí, foi realizada às 18h dessa segunda-feira (28), uma audiência na Câmara Municipal, que também contou com a participação do Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes.

Em audiência realizada na Câmara Municipal

A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil, que realiza encontros regionais e nacionais para discutir políticas públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no país.