Reitor da UFPI visita Fundação Cultural do Cristo Rei

30/09/2015 08:00

Reitor da UFPI visita instalação do Museu Dom Avelar Brandão Vilela

Na manhã da última segunda-feira (29), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, realizou visita à Fundação Cultural do Cristo Rei. O encontro teve por objetivo discutir uma parceria com a entidade, visando além do fomento à pesquisa, a conservação de artefatos arqueológicos que se encontram nos domínios da fundação.

Artefatos, pergaminhos e documentos históricos se encontram no museu

O momento foi oportuno para conhecer as instalações do Museu Dom Avelar Brandão Vilela, que fica localizado dentro da Fundação Cultural, no bairro Cristo Rei, em Teresina. A visita contou com a presença de professores da UFPI dos Cursos de Arqueologia, Farmácia e Química, além do presidente da Fundação do Cristo Rei, Padre Pedro Biodan Maione, e sua companheira pastoral Lígia de Sousa Martins.

Museu Dom Avelar Brandão Vilela

Museu fica nas instalações da Fundação Cultural do Cristo Rei

O museu Dom Avelar Brandão Vilela é um museu comunitário criado na década de 1970, pelo Padre Pedro Biondan Maione. Ele é um padre jesuíta e italiano que participou da fundação do bairro Cristo Rei, desenvolvendo diversos trabalhos tanto de caráter social quanto cultural. O museu foi constituído a partir de coleções pessoais do padre e doações de diversas pessoas da comunidade, da cidade, de fora do Piauí e até de outros países. Atualmente, o acervo possui as seguintes coleções: conquiliologia, animais taxidermizados, paleontologia, etnografia, mineralogia e arqueologia. Em meio à coleção de arqueologia, sobressai-se o acervo numário, ciência que se ocupa de moedas e medalhas, por viabilizar estudos diversos, principalmente, na área de arqueologia clássica.