Campus de Parnaíba sedia I Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciência

28/09/2015 10:05

Evento discute tecnologia, inovação e ciência no Campus Ministro Reis Velloso

O município de Parnaíba, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), e outras entidades públicas e privadas, sediou o "I Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciência do Estado do Piauí - FORTIC's, na ultima sexta-feira (25), no Cine Teatro do Campus Ministro Reis Velloso. Com o objetivo de discutir as tecnologias da Informação como oportunidade para criação de novos negócios, o evento de abertura contou com a palestra do ex-ministro Reis Velloso.

Inauguração da 1ª Escola de Robótica

Na oportunidade, também foi inaugurada a 1ª Escola de Robótica do Delta do Parnaíba, com 40 estudantes de escolas públicas e privadas, e assinado a Ordem de Serviço para a execução da obra que vai permitir a instalação do laboratório de análises clínicas do campus de Parnaíba.

A solenidade contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Dr. Nouga Cardoso; o secretário de Ciência e Tecnologia (Sedet), deputado Nerinho; o secretário de Administração e Previdência (Seadprev), Franzé Silva; o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes; o presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Avelino Neiva; a Secretária de Educação do Estado, Rejane Dias; além de professores e estudantes.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Professor Arimateia reafirmou o compromisso da Administração Superior da UFPI em estabelecer diálogo com a comunidade acadêmica, também falou sobre a criação do Curso de Medicina, em Parnaíba, e a realização da Olimpíada de Química no campus de Teresina. "Das vinte edições da Olimpíada Ibero-Americana de Química, a edição promovida este ano na UFPI foi considerada a melhor em termos de organização e atividades acadêmicas por todos os professores e participantes. Além disso, é preciso ressaltar a participação da nossa universidade no desafio de sustentabilidade lançado pelo Ministério da Educação no ano passado, a UFPI conquistou todos os prêmios previstos", frisou.

Prof. Dr. Gildário Dias Lima

O coordenador do I Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciência, Prof. Dr. Gildário Dias, comentou a importância de se aplicar o conhecimento científico em benefício da comunidade. "Todo estado tem o seu potencial e proximamente o Piauí poderá desenvolver tecnologia que será utilizada não só aqui dentro, mas também em todo o Brasil, prova de que nossos alunos e professores são bons e a nossa sociedade merece", acrescentou.