PARFOR/UFPI participa de missão de estudo no Paraguai

28/09/2015 10:00

A Ciudad del Este (Paraguai) sediou, entre os dias 20 a 26 de setembro, o Intercâmbio Regional - Práticas educativas formais e não-formais da Primeira Infância e Educação Básica- que teve como objetivo compartilhar experiências relacionadas com a formação de professores em exercício, discutindo suas práticas e experiências iniciais de formação, além de analisar os desafios, necessidades e problemas relacionados à formação de professores nos países membros do Mercosul.

A Pasantía de Intercâmbio Regional contou com exposições teóricas, observações pedagógicas, visitas a escolas urbanas e rurais e aspresentações artístico-culturais

Além do Paraguai, participaram Argentina, Brasil e Uruguai. A Coordenadora dos Cursos de Geografia e História do PARFOR , Profa. Bartira Araújo da Silva Viana, representou o Brasil, por meio do PARFOR da UFPI. A abertura oficial da Pasantía ocorreu na Universidad La Paz, com apresentação artística de alunos (futuros professores).

Profa. Bartira Araújo da Silva Viana

Entre as atividades realizadas durante os dias do evento estavam a visita ao Centro Regional de Educacion da Cidad del Este (CRECE), ao Parque Salto de Monday e ao Itaipú Binacional. Além disso, a programação contou com exposições teóricas, visitas a escolas urbanas e rurais na Pasantía; aspresentações artístico-culturais e gastronômicas, e observações pedagógicas, que possibilitaram a reflexão e sugestão à melhoria das práticas docentes, com possibilidade de adaptação nos países presentes na Pasantía e, consequentemente, de revisão do fazer dos docentes que formam os futuros professores.

Confira mais fotos: