Alunos de Arquitetura e Urbanismo observam nível de acessibilidade na UFPI

24/09/2015 10:50

Alunos da disciplina Acessibilidade do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ministrada pela Profa. Dra. Nicia Formiga Leite, participaram de uma experiência diferente na manhã desta quinta-feira (24). Muletas, cadeiras de rodas, andadores e vendas nos olhos, foram utilizados para que os alunos pudessem vivenciar e observar o nível de acessibilidade da Universidade. A atividade foi realizada no Salão Nobre da Reitoria.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Segundo o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, a experiência desses estudantes irá ajudar a trazer as informações necessárias para a viabilização de projetos que atendam as necessidades das pessoas com deficiência. "É interessante a maneira como a Prof. Nicia ministra a disciplina, trazendo os alunos para vivenciarem as dificuldades de acessibilidade. Já estamos trabalhando com o Centro de Tecnologia (CT) e elaborando projetos para melhorar a acessibilidade na UFPI", destaca.

Prof. Dra. Nicia Formiga Leite, ministrante da disciplina de Acessibilidade do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI

Para a professora da disciplina, a importânica da prática está na vivência dos obstáculos de quem possui alguma deficiência, como o difícil acesso aos espaços urbanos. "É uma atividade onde os estudantes ficam em condições de pessoas deficientes, para observarem como funciona o deslocamento dentro do Campus nessas condições. Todo semestre fazemos essa experiência para que eles realmente presenciem a realidade diária dessas pessoas, e esse semestre escolhemos a Reitoria. Desse modo, quando formados, esse alunos desenvolverão a sensibilidade e pensarão acessível".

A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Larissa Sobrinho, espera que a experiência ajude na melhoria das condições de acesso no Campus

Segundo a estudante do terceiro período de Arquitetura e Urbanismo, Larissa Sobrinho, a experiência ajudará a melhorar as condições de acesso no Campus. "Nos dividimos em cadeirantes, pessoas com deficiência visual, e outros, e fomos tendo acesso aos lugares, como banheiro,  lanchonete, usando as rampas para saber como está o nível de acessibilidade na UFPI. Todas as pessoas precisam ter acesso à Universidade, e isso só será possível com espaços que possibilitem essa acessibilidade a todos", diz.

Confira mais fotos: