Biotec/UFPI coordena pesquisa internacional sobre biodiversidade brasileira

24/09/2015 09:44

Professores ligados ao Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (Biotec) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicaram recentemente um artigo que valoriza o potencial da biodiversidade brasileira, sobretudo da região nordeste. A pesquisa faz parte de um projeto de Biotecnologia dentro do contexto do Centro Brasil-Argentina de Biotecnologia (CBAB), coordenado pelo Biotec/UFPI.

A investigacão foi sobre peptídeos antimicrobianos isolados, denominados ocellatins, a partir da secreção cutânea de um anfíbio localizado na regiao do nordeste do Brasil. O estudo demonstrou que essas moléculas possuem ação contra micoorganismos patogênicos ao homem e a animais como S. aures e E. Coli, e em ensaios de citotoxicidade a células humanas como fibloblastos, foi verificada pouca atividade, ou seja, baixa toxicidade a células de mamíferos, o que os torna de certa forma mais seguros.

Anfíbios são animais que convivem em meio aquático e terrestre ao mesmo tempo, sendo bons modelos na natureza para identificação destas moléculas de importância econômica. A espécie identificada vive na região do Delta do Parnaíba, ressaltando a relevância deste ecótono natural ainda pouco estudado sob o ponto de vista de bioprospecção de moléculas.

Esquema geral do trabalho - Da biodiversidade à substância bioativa e sua ação sobre as bactérias (Marani et al., 2015)

A equipe do Biotec que participou do projeto é formada pelos doutorandos da RENORBIO, Alyne Araújo e Patrick Quelemes; a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Marcia Perfeito; os docentes do programa de mestrado em Biotecnologia, Dr. José Roberto Leite e Dra. Leiz Veras; e o pesquisador visitante do mestrado Dr. Peter Eaton (PVE-CNPq).

O Prof. Dr. José Roberto Leite ressalta a internacionalizacao forte do grupo, que tem aumentado muito a qualidade das publicações da equipe. "A troca de conhecimentos com pesquisadores e alunos de outros países traz vantagens enormes. Este periódico no qual foi publicada a pesquisa, o Journal Natural Produtcs da ACS, é um dos mais tradicionais em produtos naturais e química orgânica e pertence à Academia de Química dos E.U.A.", explicou.

A primeira autora do traballho, Dra. Mariela Marani (CENPAT-Puerto Madryn) ja faz parte de colaboradores desde 2012 e ja e o segundo artigo com o grupo. Ela sera a presidente da comissao cientifica do III Simposio Latino-Americano de Biotecnologia que acontecera em Parnaiba entre 11 a 13 de dezembro de 2015.

Além do Biotec (Coordenador e executor do Projeto), também participam o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), por meio da Dra. Cristina Delerue Matos e sua discente Me. Andrea Coelho; o CENPAT (Centro Nacional Patagonico) da Argentina através da investigadora Dra. Mariela Marani; o ICUBio/REQUIMTE da Universidade do Porto, com o Dr. Peter Eaton, que atua na área de microscopia avançada; e investigadores da Universidade de Brasilia (UnB) perfazendo um projeto multi-institucional.

O grupo pretende utilizar os conhecimentos gerados neste trabalho para investigar outras possíveis aplicações das substâncias como, por exemplo, atividade antitumoral e antileishmania em um projeto internacional que envolve também pesquisadores de Portugal e Argentina. O objetivo é transpor o conhecimento adquirido para estudar outros biomas de países parceiros, como os estudos que estão sendo desenvolvidos com a biodiversidade da Patagônia e de Portugal, e que já apresentam resultados animadores.

Os dados completos da pesquisa podem ser encontrados no periódico Journal Natural Produtcs da ACS sob o título: "Characterization and Biological Activities of Ocellatin Peptides from the Skin Secretion of the Frog Leptodactylus pustulatus", no link: http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/np500907t).