UFPI lança edital da Bolsa Produtividade 2015

23/09/2015 15:49

Estiveram reunidos no Salão Nobre da Reitoria, na tarde desta quarta-feira (23), o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profª. Drª. Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes; o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Prof. Dr. Francisco Guedes; e parte da comunidade acadêmica para o lançamento do edital do processo de seleção para o Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa da UFPI - 2015.

A bolsa contempla doutores com um crescente histórico em pesquisa e é concedida para pesquisadores de todas as áreas com o objetivo de distinguir os trabalhos desenvolvidos e valorizar as produções científicas. Entre os critérios para a concessão das bolsas estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

O Reitor da UFPI , Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, afirmou o compromisso em ampliar e incentivar cada vez mais a pesquisa na UFPI. "Desde que assumimos, a nossa primeira medida foi dividir a Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação em duas Pró-Reitorias, a de Pesquisa e a de Pós-Graduação, para que uma acompanhe o trabalho dos nossos pesquisadores e a outra o crescimento da nossa Pós-Graduação. Aliado a isso, lançamos o edital de professor pesquisador, lançamos o edital de produtividade e o edital de apoio à pesquisa, então foram várias medidas que têm contribuído para que nossa pesquisa e nossa pós-graduação avancem", relatou.

Prof. Dr. Francisco Guedes, Presidente da FAPEPI

O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Piauí (FAPEPI), Prof. Dr. Francisco Guedes, destacou o interesse da FAPEPI em auxiliar e ampliar a pesquisa no nosso Estado. "Precisamos diversificar as parcerias para que sejam ampliados os investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Então vamos aperfeiçoar esse ano, para que no próximo possamos lançar um edital conjunto da FAPEPI com a UFPI", enfatizou.

Profª. Drª. Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI

A Vice-Reitora, Profª. Drª. Nadir Nogueira, destacou a importância da pesquisa para ampliar indicadores positivos na avaliação da Instituição. "Um dos indicadores da pesquisa é a captação de recursos, outro ponto importante são as publicações em revistas internacionais, e por último, o número de professores produtivistas. Então são três indicadores principais quando se pensa em pesquisa. Hoje, as ações que ouvimos ser colocadas, nos mostram o compromisso da Universidade em continuar apoiando o nosso pesquisador, para que possamos conseguir avançar cada vez mais", disse.

Prof. Dr. Pedro Vilarinho, Pró-Reitor de Pesquisa

O Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, destacou a importância do edital Bolsa Produtividade. "Eu considero esse edital importante, porque ele incentiva os nossos pesquisadores a concorrerem aos editais fora da Universidade. A nossa intenção é fazer com que eles se sintam incentivados e assim tragam recursos para dentro da Instituição", afirmou.

Confira o edital.

Confira o vídeo: