UFPI firma parceria internacional para pesquisas no Delta do Parnaíba

23/09/2015 15:23

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), está participando de parceria internacional com a RARE (ONG), financiada pela Fundação Bloomberg através do Projeto Pesca Para Sempre (FishForever), que será executado em todo o mundo. A Resex Marinha do Delta do Parnaíba foi selecionada como ponto prioritário das ações de pesquisa e manejo da pesca desenvolvida no âmbito da instituição.

o objetivo é promover a recuperação em médio e longo prazo dos estoques naturais, garantindo subsequentemente longevidade destas pescarias, além de segurança social e alimentar.

Os professores do curso de Engenharia de Pesca do Campus de Parnaíba, o Dr. Cezar Fernandes e a Dra. Edna Cunha irão realizar pesquisas que permitirão a obtenção de dados da pesca do robalo-flecha Centropomus undecimalis na Ilha das Canárias, uma das pescarias mais importantes no Delta, devido ao volume de produção, geração de renda e alimento para comunidade pesqueira.

Como resultado das ações de pesquisa do projeto, pretende-se adotar medidas de manejo e conservação das populações naturais das principais espécies de peixes capturadas, inclusão de áreas exclusivas de pesca para comunidade extrativista e áreas de exclusão de pesca para exportação de biomassa de peixes.

A universidade ainda incluirá em atividades de campo, contando com um contrato de estágio, subsídio de bolsas de pesquisa nas categorias de egressos (DTI) e graduandos (ITI), e aquisição de materiais de consumo para laboratório de pesquisa os princípios de pesquisa e extensão na instituição.