UFPI participa da Implantação do Programa Nacional de Plantas Medicinais

22/09/2015 17:01

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou uma parceria com o município de Esperantina, para criação do Projeto de arranjos Produtivos Locais para Implantação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas. Inicialmente serão beneficiados cerca de 38 mil pessoas, toda a população do município de Esperantina e cidades vizinhas.

Coordenador do projeto, Dorgival Carneiro

De acordo com o Coordenador do projeto, Dorgival Carneiro, o objetivo é melhorar a qualidade de vida da população município de Esperantina. "Estamos buscando na medicina alternativa, diminuir o gasto com medicamentos, introduzindo na vida da população plantas medicinais que possam ser cultivadas nas residências das pessoas".

Secretário de desenvolvimento agrário de Esperantina, Genesis Magalhães

Para o  Secretário de Desenvolvimento Agrário de Esperantina, Genesis Magalhães , há dois fatores predominantes no projeto: Saúde e Agricultura. "Temos também como foco inserir a agricultura familiar no projeto de fitoterapia para os agricultores do município, fazendo assim uma cadeia de produção".

Rafael de La Cruz, médico Cubano

Rafael de La Cruz, médico Cubano, que faz parte do projeto "Mais Médicos do Governo Federal" está a dois anos no Brasil e destaca que o projeto é multissetorial. "A participação da comunidade na produção das plantas medicinais é essencial e, a UFPI serve de ponte na capacitação das pessoas para realizar esse projeto".

Albano Amorim,secretário de saúde do município de Esperantina

Para Albano Amorim, Secretário de Saúde do município de Esperantina, é preciso potencializar ainda mais a produção de medicamentos fitoterápicos do Estado. "Esse projeto fará uma cruzadinha entre agricultura familiar, no qual serão produzidas ervas medicinais orientadas pela UFPI, para que sejam produzidos medicamentos a base dessas plantas e dispensa-los na rede de atenção básica do município.

Reunião para implantação do Programa

Estiveram presentes na reunião a Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), Prof. Lis Medeiros, o Coordenador do projeto, Dorgival Carneiro, o Secretário de Desenvolvimento Agrário de Esperantina, Genesis Magalhães, Rafael de La Cruz, médico Cubano, participante do Programa Mais Médicos e Albano Amorim, secretário de saúde do município de Esperantina.

Plantas medicinais cultivadas na UFPI