Reunião discute parceria entre UFPI e empresa internacional Crossref

21/09/2015 10:02

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (21), entre o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; e os seguintes presentes:  Superintendente de Comunicação Social, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado;  Diretor da Editora da UFPI (EDUFPI), Prof. Dr. Ricardo Alaggio, Pró-Reitora de Administração Dra. Jovita Terto,  Pró-Reitor de Pesquisa prof. Dr. Pedro Vilarinho;  Pró-Reitor de Pós Graduação Hélder Nunes e o Diretor do NTI Prof. Dr. André macêdo foi discutida a parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com a empresa Crossref, franquiada pela DOI Fundation (Digital Object Identifier) Fundation, que realiza o registro de artigos eletrônicos e de outras mídias digitais.

Segundo o Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, a parceria possibilitará visibilidade mundial para a produção científica da UFPI. "Estamos firmando um contrato com a Crossref, empresa franquiada da DOI Fundation, para que possamos ter nossa publicações registradas. Isso é muito importante pois proporcionará maior visibilidade para as produções científicas da Universidade e enriquecerá o nível de avaliação das nossas revistas", destaca.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Para o Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, a parceria é um avanço para a qualidade científica dos artigos produzidos na UFPI. "A proposta da reunião é avaliar a participação da UFPI junto à uma organização mundial, a DOI (Digital Object Identifier) Fundation, que realiza o registro de artigos eletrônicos e de outras mídias digitais, como por exemplo, o e-book. No Brasil, nós temos o registro de livros, o ISBN, o de revista ou periodicos, o ISSN, e temos a nível mundial, o de artigos eletrônicos e todo tipo de objeto digital, o DOI".

Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio

O Prof. Dr. Ricardo Alaggio destaca ainda que a ideia é possibilitar que as revistas eletrônicas da UFPI possam ter seus artigos registrados por uma organização internacional. "Isso ganha maior importânica, porque na platarfoma do CNPq, que todo pesquisador precisa preencher, existe um trato entre  a plataforma Lattes e a DOI Fundation. E quando você coloca o número do seu artigo, automaticamente já é preenchido toda a parte da plataforma, que é linkada àquele artigo. É um grande avanço, pois aumenta a visibilidade  de nossa produção cientifica e proporciona uma melhor citação dos nossos artigos. Além disso, a medida que as revitas começam a registrar seus artigos no DOI, junto a CrossRef, melhora a avaliação da revista dentro da ordenação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)".