HU-UFPI inaugura Contêiner Data Center e Serviço de Ressonância Magnética

18/09/2015 14:42

Vivenciar a evolução do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e anunciar novos investimentos. Com esses objetivos, o Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Prof. Dr. Newton Lima Neto, esteve, nos dias 16 e 17 deste mês, no HU-UFPI, participando da inauguração do Serviço de Ressonância Magnética e do Contêiner Data Center (CDC).

O Contêiner Data Center, testado e certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), foi implementado no HU-UFPI a partir de um investimento de R$ 2 milhões. É equipado com nobreaks modulares, gerador e sistema de gás para combate a incêndio, objetivando-se a proteção dos dados referentes a procedimentos clínicos e administrativos do hospital contra riscos físicos, como arrombamento e incêndio, e falhas de infraestrutura, a exemplo de falta de energia.

De acordo com o Presidente da Ebserh, Dr. Newton Lima Neto, o HU-UFPI já está quase que completamente informatizado, cenário que exige uma segurança maior no que tange aos dados armazenados. "Agora, com o Datacenter, os equipamentos de tecnologia e informação estarão guardados em um ambiente seguro e adequado, preservando o armazenamento dos dados clínicos de pacientes e financeiros da instituição de forma segura e eficiente", ressaltou o Presidente.

No Serviço de Ressonância Magnética, foram investimentos R$ 2,5 milhões. O equipamento será utilizado para realização de exames de alta complexidade, oferecidos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, a previsão é de que sejam feitos em torno de 250 exames por mês em pacientes ambulatoriais e internados. "O Hospital Universitário realizará exames de ressonância, em pacientes adultos, para todas as especialidades médicas. A agenda de exames está disponível para todo o estado do Piauí e serão atendidos os pacientes encaminhados por qualquer unidade de saúde do estado, segundo a regulação do gestor pleno do SUS", destacou o Superintendente.

"Estamos dotando este hospital de um dos aparelhos mais modernos em ressonância magnética do mundo, em condições de atender pacientes da rede SUS com a melhor tecnologia", avaliou o Dr. Newton Lima.

Máquina de Ressonância Magnética

Na visão do Chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HU-UFPI, Dr. Vinícius Rodrigues de Carvalho, "a qualidade do equipamento de ressonância do Hospital Universitário é similar ou superior à dos melhores equipamentos disponíveis na rede privada do Piauí, onde um exame de ressonância magnética chega a custar mil reais".

Presente na solenidade de inauguração, o Governador do Piauí, Wellington Barroso de Araújo Dias, elogiou a gestão do Hospital Universitário da UFPI e destacou que "com o funcionamento do HU, houve um visível ganho dos serviços de saúde do estado, especialmente no que se refere a média e alta complexidade".

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, o Hospital Universitário, desde o início das suas atividades, tem se firmado como referência no setor de saúde pública do estado. "O HU era uma reivindicação antiga da população e a sua implantação foi importante não só para a academia, mas principalmente para a população, que pôde contar com serviços de qualidade oferecidos também pelo Governo Federal", pontuou o reitor.

Também estiveram presentes à solenidade a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho; o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Francisco de Assis de Oliveira Costa e a vice-reitora da UFPI, Dr. Nadir Nogueira.

Destinação de verba para o CACON - Durante a solenidade no HU-UFPI, o Presidente da Ebserh, Dr. Newton Lima Neto, anunciou a destinação de recursos na ordem de R$ 10 milhões para a construção de um prédio para abrigar o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no Hospital Universitário da UFPI. As obras serão iniciadas em 2016.

Inauguração do Serviço de Ressonância Magnética e do Contêiner Data Center (CDC)

"Neste ano, já destinamos R$ 4 milhões para quimioterapia e, no próximo ano, além do aparelho acelerador de partícula, já disponibilizado pelo Ministério da Saúde ao HU-UFPI, estamos destinando R$ 10 milhões para a construção de um prédio específico para o tratamento do câncer em Teresina", afirmou.

O governador do Piauí, Wellington Dias, avaliou a importância da implementação de um centro em Oncologia no HU-UFPI. "Poder ter as condições para o tratamento de câncer em um hospital da rede pública é muito significativo. Assumimos a responsabilidade de trabalharmos juntos, somando os esforços para que o Hospital Universitário seja também uma referência no atendimento a pacientes oncológicos".