Rádio FM Universitária da UFPI comemora quatro anos

17/09/2015 14:18

Na manhã desta quinta-feira (17), a Rádio FM Universitária 96,7 MHz, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) completou quatro anos de funcionamento. Inaugurada oficialmente em 2011, a rádio iniciou suas transmissões em caráter experimental no ano de 2008, com programação produzida pelos estudantes do Curso de Jornalismo da Instituição. Atualmente, a Rádio Universitária possui uma grade voltada ao jornalismo, à cultura e às artes, por meio de programas direcionados à comunidade em geral, além de priorizar o conteúdo musical do cenário piauiense e brasileiro.

Representantes da Administração Superior da UFPI, professores e alunos participam da confratenização

A solenidade de confraternização contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa Dra Nadir Nogueira; o Diretor da Rádio Universitária, Prof. Dr. Paulo Fernando Lopes; a Superintendente de Comunicação Social, Prof.ª Dr.ª Jacqueline  Dourado; a Coordenadora do Curso de Comunicação Social, Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela; demais de estudantes, docentes e gestores da universidade.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Segundo o Professor José Arimateia, a Rádio Universitária representa nos dias de hoje a concretização de um sonho antigo da comunidade acadêmica. "Administração Superior procura apoiar a rádio, para que ela tenha melhores condições de receber os nossos alunos, produzir uma programação que preze pela divulgação de conteúdos culturais e educacionais. Eu tenho certeza, que os alunos que passaram por aqui serão profissionais diferenciados no mercado", destacou.

Diretor da Rádio FM Universitária, Prof. Dr. Paulo Fernando Lopes

Para o Professor Paulo Fernando Lopes, o aniversário de quatro anos constitui um processo de consolidação da estrutura. "Nos primeiros dois anos as coisas começaram a engatinhar, então olhando ao longo desses quatro anos, eu considero que nós estamos numa fase de maior maturidade, com atrações que tem espectadores cativos, programas que há dois anos estão no ar", frisou.

O locutor do programa matinal, Música & Notícia, Caio Brandão está presente na rádio desde a época que era discente do Curso de Comunicação. O jornalista fala que começou na primeira equipe há quatro anos. "Eu inicie na equipe do Microfonia, um programa que trata sobre Cultura Pop, então a experiência que eu ganhei nessa fase de estudante foi essencial para poder aplicar meus conhecimentos nos dias de hoje, como um profissional formado. Sem falar que o aprendizado aqui dentro é contínuo, porque sempre acontecem workshops e cursos, que objetivam a nossa especialização", comentou.

Estrutura da Rádio Universitária 96,7 MHz

Representantes da Administração Superior da UFPI, funcionários e alunos da Rádio Universitária

A FM UFPI tem uma potência de 5 kilowatts e abrange cidades próximas a capital piauiense e municípios do leste do Maranhão. O projeto de implantação da rádio iniciado em 2008 recebeu investimentos de cerca de R$ 224 mil. O prédio da rádio possui 168m² de área construída, 202m² de área de cobertura na telha termoacústica e 724m² de estacionamento. O edifício, localizado entre a Biblioteca Central e o Centro de Ciências da Educação (CCE), possui estúdio de produção e gravação, centrais técnicas, divisões de jornalismo, manutenção e tecnologia, além de salas de diretoria e administração.

Confira o vídeo: