Vice-Reitora da UFPI se reúne com representantes da ADUFPI

10/09/2015 15:12

A Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira recebeu na manhã de quinta-feira (10), o comando de greve e representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) dos campus fora de sede. A reunião objetivou repassar à Reitoria a pauta de reivindicações do movimento grevista, assim como estreitar o diálogo com a Administração Superior da Universidade. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Reitoria.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Drª Nadir Nogueira

A Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira iniciou sua fala justificando a ausência do Magnífico Reitor e dizendo de sua satisfação em recebê-los. Colocou a gestão da UFPI no cenário nacional, destacando a continuidade das obras, da contratação de servidores e as prioridades estabelecidas para pagamentos, considerando o atual orçamento da Instituição. Após ouvir as demandas, a Vice-Reitora ressaltou o permanente diálogo entre os diversos setores da UFPI e a comunidade em geral. "O que pode ser constatado nas falas dos que estão aqui presentes, na Reitoria Intinerante, o que muito nos alegra e reflete o espírito de busca da excelência da nossa UFPI, o que é um fato histórico".

Comentando a fala da profa. Ana Beatriz Martins (CCLH), a Vice-Reitora concordou com o fato do Reitor, Professor José Arimatéia, começar a presidir a Regional Nordeste da ANDIFES. "Isso não só nos fortalece, mas também fortalece as universidades da nossa região. Então, eu vejo como um momento oportuno para amadurecer as reivindicações e poder encaminhar as pautas até o Ministério da Educação e Secretaria de Educação Superior", frisou.

Presidente da ADUFPI, Prof. Dr. Marco Antônio Santos

A greve dos docentes completou um mês no dia 10/09. Durante a reunião, estiveram presentes docentes dos câmpus de Bom Jesus, Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina. "Nós entendemos que a defesa da educação é um ideal do Sindicato e da própria Universidade, então a ideia é organizar grupos de trabalho que possam discutir de forma efetiva as condições de trabalho e o modo como podemos melhorar, pensando no bem-estar dos nossos professores", ressaltou o professor Marco Antônio, presidente da ADUFPI.

Na reunião realizada no dia 17 de agosto, o Conselho Universitário da UFPI decidiu manter o Calendário Acadêmico referente ao período 2015.2. "Nós só podemos voltar a discutir sobre o calendário com o término da greve. Historicamente, submetemos novamente ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), para deliberarmos sobre o novo calendário acadêmico", acrescentou a Vice-Reitora.

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria