Brasil Brasil Acesso

Notícias

Cursos de Química aprimoram conhecimento para Olimpíada

Cursos de Química aprimoram conhecimento para Olimpíada

10/09/2015 11:13

Com o intuito de promover a formação de profissionais altamente qualificados, com vistas ao ensino, pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico, o Departamento de Química e o Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI) crescem constantemente gerando conhecimentos que contribuem para o bem-estar da sociedade piauiense com pesquisas inseridas no contexto da realidade local, estimulando o desenvolvimento de jovens talentos no ensino de Química por meio da troca de experiências e promoção de atividades científicas nas Olimpíadas Ibero-americanas de Química.

Profa. Dra. Carla Verônica Rodarte de Moura, Coordenadora do PPG em Química

De acordo com a Profa. Dra. Carla Verônica Rodarte de Moura, Coordenadora do PPG em Química, a vontade de criar o programa surgiu desde o curso de Especialização em Química, no qual alguns professores reuniram-se para enviar pedido para Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. "Para surpresa dos professores, a Capes concedeu o Mestrado em Química da UFPI em 1998 e a partir de então foram feitos diversos esforços para que pudéssemos almejar mais crescimento. Em 2010 nós tivemos a aprovação nível 4 da Capes e em dezembro de 2014 tivemos a aprovação do Doutorado, sendo o primeiro do estado nessa área. Com isso, em 2015 temos 12 alunos matriculados no Doutorado e 58 alunos matriculados no Mestrado".

Segundo a Coordenadora, o curso de Química é bastante importante dentro do Centro de Ciências da Natureza, tem infraestrutura adequada e reflete os avanços da Universidade nessa área. "Nós temos no nosso curso vários bolsistas do CNPQ, temos bolsistas da Petrobras, além disso, os nossos números em termos de publicações estão crescendo a cada dia com publicações em revistas bastante qualificadas e com o Qualis da Capes na faixa de A2, B1 que são Qualis bastante bons em termos disso. Cada vez mais estamos melhorando também com a participação dos discentes que é uma coisa bastante interessante que a Capes avalia muito e é um peso alto que eles dão quando você tem uma publicação que esteja um Qualis da Capes elevado e que seja com o discente, então isso é um fator que gente pode destacar".

O Programa de Pós-graduação em Química representa uma grande conquista para a consolidação da pesquisa na UFPI, mas segundo a professora Dra. Carla Veronica, ele requer passar por grandes desafios. "O primeiro desafio é aumentar o número de publicações para os próximos anos e nisso queremos incentivar os orientadores e os alunos a trabalharem bastante e a publicarem seus resultados o mais rápido possível. Então isso é uma das metas que precisamos alcançar".

O Programa de Pós-graduação em Química possui oito linhas de pesquisa focadas nas áreas de Adsorção e Catálise; Biocombustíveis; Ciência dos Materiais; Desenvolvimento de Métodos Analíticos e Especiação Química; Geoquímica Orgânica; Isolamento e Determinação Estrutural de Produtos Naturais; Química Supramolecular e Nanociência; Química Computacional.

A importância da pesquisa para incentivar o ensino de Química

Pesquisadores realizando experimentos no Laboratório de Produtos Naturais

O ensino de Química realizado pela Pós-graduação em Química está voltado para descobertas que vão melhorar a vida do cidadão. Em termos de educação básica, nossos egressos estão sempre indo levar os conhecimentos que eles tiveram aqui para a população de alguma forma. "Nós temos uma linha de pesquisa que é voltada para o ensino de Química, por exemplo, atuamos muito na questão das Olimpíadas de Química, a nível municipal, estadual, nacional e internacional, de todas as formas. No caso da municipal são elaboradas provas que são ministradas para os alunos das redes municipais e estadual e escolhem-se os melhores e esses alunos vão subindo de degrau. Essas provas são elaboradas pelos nossos docentes de uma forma para atrai-los para dentro da pesquisa de Química. Os nossos professores ministram um curso preparatório para as olimpíadas internacionais onde os alunos são treinados, e sempre temos obtido êxito, recebemos uma medalha honrosa e já é a segunda vez que o professor Arimatéia consegue trazer a Olimpíada Ibero-americana pra acontecer aqui dentro de Teresina. Então é uma forma de retribuirmos nossos conhecimentos para a sociedade", conclui a Profa. Dra. Carla Verônica.

UFPI faz história no ensino de Química

Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram criados em 1972 e desde então têm contribuído para o desenvolvimento da Universidade. Com nota quatro no ENADE (Exame Nacional de Desenvolvimento de Estudantes) e 94% dos professores sendo doutores, os cursos são considerados de excelência no estado do Piauí.

Composição, estrutura, propriedades da matéria, reações químicas e energia. Tudo isso está presente no nosso dia a dia e é estudado no curso de Química. Portanto, a Química é uma ciência experimental que nos acompanha diariamente e que interage diretamente com outras áreas de pesquisa como, por exemplo, a Biologia, a Física e a Matemática. Mas talvez, essa interdisciplinaridade seja a causa de tantas desistências desses cursos.

Prof. Dr. Edvan Carvalho Vieira, Chefe do Departamento de Química da UFPI

Segundo o Chefe do Departamento de Química da UFPI, Prof. Dr. Edvan Carvalho Vieira, um dos grandes desafios é o combate ao elevado índice de evasão de alunos. "As pessoas falam mal da Química, mas é por causa dela que temos esse grande avanço tecnológico. Os cursos de Ciências da Natureza são considerados difíceis por muita gente e há um grande número de desistências. Atualmente, temos cerca de 650 alunos matriculados, mas a realidade é bem menor se observarmos os que realmente frequentam e os que concluem o curso", afirmou.

Com o intuito de incentivar cada vez mais esses estudantes e fazer com que eles não abandonem o curso, a Universidade disponibiliza bolsas de inserção permanência, como o PIBIC e o PIBID; meio de transporte para alunos que desejam ir para congressos em outros estados; promove eventos como a Semana da Química; e participa de Olimpíadas tanto nacionais como internacionais.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.