Setembro Amarelo abre discussão sobre Prevenção do Suicídio

09/09/2015 17:00

Para enfrentar o tabu e a desinformação em torno do assunto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) instituíram 10 de setembro como o Dia Mundial para Prevenção do Suicídio. Para dar ainda mais visibilidade, a IASP lançou o movimento Setembro Amarelo, que tenta associar esta cor à causa da prevenção do autoextermínio.

De acordo com o Relatório Global para Prevenção do Suicídio, divulgado em 2014 pela OMS, a cada 40 segundos, em alguma parte do mundo, uma pessoa comete suicídio. Revela ainda que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano em todo o planeta, sendo o Brasil o oitavo país com maior índice de suicídios. Nesse cenário, o Piauí ocupa a quinta posição em números de suicídios no Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2014. A pesquisa informa ainda que, em Teresina, a cada 100 mil habitantes, 6,8 cometem suicídio todos os anos.

Para o professor Benedito Júnior, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), problemas financeiros, afetivos, perdas emocionais, insucesso na escola, doenças terminais, doenças mentais e até a crise planetária são os principais motivos que levam as pessoas a tentarem suicídio. O pesquisador, que apresentou como tese de doutorado um estudo sobre os suicídios em Teresina na primeira década do século XXI, destaca que o primeiro passo para reduzir os índices de suicídio no Brasil deve ser o seu reconhecimento como um grave problema de saúde pública: "Os programas criados desde 1999, como SUPRE (Suicide Prevention) da Organização Mundial da Saúde, não têm obtido bons resultados. Precisamos desenvolver pesquisas sobre o tema, que é complexo, e não haverá prevenção com medidas simples", afirmou.

Nos próximos dias, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) promoverão rodas de conversa e atividades esportivas e lúdicas em alusão ao tema. A praça do bairro Poty Velho será palco do Dia de Valorização da Vida do CAPS II Norte, no dia 10, das 9h às 12h. Aula de dança, corte de cabelo, maquiagem, serviços de manicure, distribuição de laços amarelos e folders, além de uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, farão parte da programação.

No dia 10, a partir das 14h, os profissionais estarão na praça de eventos do bairro Parque Piauí distribuindo material informativo sobre prevenção ao suicídio e informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial. Em seguida haverá a distribuição de vídeos e músicas alusivas ao problema, distribuição de laços e balões simbolizando o tema e uma roda de discussão sobre o tema no Centro de Convivência Cidadania.

Já o CAPS II Sul promove durante toda a manhã uma série de atividades nos Centros de Referência de Assistência Social da Vila Irmã Dulce, Promorar e Angelim, além de Unidades Básicas de Saúde da região. Por fim, será promovida, no dia 18 de setembro, uma roda de conversa com familiares e usuários sobre o tema, com o objetivo de esclarecer e quebrar mitos relacionados ao suicídio. Da mesma forma, o CAPS AD promove uma série de palestras nos dias 9 e 10 deste mês.

Os usuários atendidos pelo CAPS II Sudeste terão oportunidade de receber informações sobre o suicídio durante toda a semana, já que a temática será inserida nos grupos e oficinas realizadas habitualmente com usuários e família. Será feita ainda uma atividade na UBS Alto da Ressurreição e uma tarde de lazer, em que todos vestirão camisetas com a cor da campanha.