Centro de Tecnologia (CT) ganha Relógio Solar

08/09/2015 14:37

Professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), uniram-se durante dois dias no estacionamento do Centro de Tecnologia (CT), para construir um relógio que ajudará na compreensão do movimento solar na cidade de Teresina.

Construído à base de longos cálculos que indicaram com precisão os pontos que deveriam ser cortados, o relógio solar proporcionará aos alunos uma melhor noção em relação a posição do sol nos seus futuros projetos civis e arquitetônicos. Com cerca de 10 metros de comprimento, a construção é a única no Estado do Piauí e já considerada a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para a do Estado de Tocantins.

Prof. Dr. Jean Prost, Coordenador do Curso de Engenharia Civil

O Prof. Dr. Jean Prost, um dos idealizadores do projeto, destacou a importância do relógio para a construção civil e a arquitetura. "Diante desse sol de Teresina é fundamental, principalmente na construção civil e na arquitetura, que os alunos tenham um bom conhecimento do movimento solar, para que possam desenvolver seus projetos proporcionando um maior conforto quanto a questão térmica. Imóveis que são construídos com a frente para o poente, tornam-se muito desvalorizados", destacou.

Prof. Dra. Nicia Formiga Leite, Diretora do Centro de Tecnologias (CT)

Para a Diretora do Centro de Tecnologia (CT), Prof. Dra. Nicia Formiga Leite, o relógio é uma forma de dinamizar o conhecimento. "Além de colaborar na execução de projetos, o relógio amplia o conhecimento dos alunos de forma com que eles vejam na prática o que é estudado em sala de aula, tornando assim a aprendizagem mais dinâmica", afirmou.