UFPI realiza abertura da XX Olimpíada Ibero-Americana de Química

06/09/2015 12:26

Aconteceu na manhã deste domingo (06), a abertura da XXª Olimpíada Ibero-Americana de Química, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Sendo realizado pela segunda vez na UFPI, o evento segue até o dia 14 de setembro, e recebe estudantes de 15 países, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de jovens talentos no estudo da Química e criar um espaço propício para fomentar a cooperação, o entendimento e o intercâmbio de experiências entre os países.

Delegações de 15 países ibero-americanos participam da Olimpíada

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o Reitor da UFPI e Presidente do Evento, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, a Representante do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandra Silva Vieira, o Secretário de Planejamento de Teresina e Representante do Prefeito Municipal, Washington Bonfim, o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Francisco Guedes, e o Prof. Dr. Sérgio Melo, Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Química.

Reitor UFPI e Presidente do Evento, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Segundo o Reitor UFPI e Presidente do Evento, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Olímpiada tem por objetivo atrair os jovens para o estudo da Química. "É um prazer imenso estar realizando, mais uma vez, a Olímpiada em Teresina. Sinto-me honrado de estar presidindo um evento que tem papel muito importante para permitir um consagramento entre os países ibero-americanos e a troca de experiências entre os nossos pesquisadores e estudantes. Dessa forma, divulgamos o nome da Universidade para outros países e para que saibam que no Piauí, temos uma instituição que busca eficiência em todas as suas ações". A solenidade contou com a apresentação do Coral da UFPI, composta por alunos e professores do Curso de Música da Universidade.

Para o Secretário de Planejamento de Teresina e Representante do Prefeito Municipal, Washington Bonfim, o evento é extremamente significativo para a cidade de Teresina. "Pois a química é uma área de extrema importância para a questão do desenvolvimento econômico, da tecnologia e da inovação. Sem as áreas básicas da ciência, como a química, física, biologia, matemática, não temos avanços na tecnologia, economia e muito menos na produtividade. Além disso, há a questão da internacionalização, pois ninguém se desenvolve sem olhar para outros países, sem fazer parcerias internacionais", destaca.

O Presidente da FAPEPI, Franisco Guedes, fala da satisfação de participar do evento. "Uma Olimpíada Ibero-Americana realizada em Teresina é motivo de muito orgulho e satisfação. É uma oportunidade de incentivo, para que mais professores e alunos pesquisem e desenvolvam estudos na área da química. Então, como Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, estou orgulhoso de participar do evento".

Segundo a Representante do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandra Silva Vieira, a Olimpíada gera oportunidade de intercâmbio de experiências. "É importante não só para Teresina, mas para o Brasil, no que diz respeito ao apoio, incentivo, estímulo e difusão de conhecimento científico e cultural. Além disso, eventos como este permite estreitar laços entre os povos participantes, além de contribuir na formação acadêmica de jovens talentos na área da química", observa.

Estudantes do Ensino Médio irão desenvolver atividades científicas de caráter competitivo

Estiveram presentes delegações de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, Venezuela, incluindo o Brasil. São 28 mentores, 55 estudantes e 6 observadores, que estão hospedados em Teresina, sob a responsabilidade dos organizadores da XXª OIAQ.

As provas práticas e teóricas serão realizadas nas dependências da UFPI. Estudantes de Química do Ensino Médio irão trocar experiências e desenvolver atividades científicas de caráter competitivo. Além disso, os participantes terão a oportunidade de mostrar os seus conhecimentos e o seu valioso potencial científico em Química.

Confira mais fotos: