PARFOR/UFPI participa de missão de estudo na Argentina

04/09/2015 16:00

A Profª Ms. Glória Ferro (Coordenadora Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFPI, e a Profa. Dra. Maraisa Lopes (Coord. Licenciatura em Pedagogia (PARFOR) e Letras-LIBRAS (PARFOR/CCHL) juntamente com a discente do Curso de Pedagogia (PARFOR), Auricélia de Jesus Oliveira, foram convidadas pelo Programa de Apoio ao Setor Educativo do MERCOSUL (PASEM) para participar da Missão de Estudo "As Políticas e Experiências de Alfabetização na Formação Docente". O evento realizado na província de Jujuy, na Argentina, entre 30 de agosto e 05 de setembro de 2015.
As professoras e a estudante fazem parte do grupo formado por representantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai convidados pelo PASEM. O estágio tem o objetivo de estimular e ampliar o intercâmbio de experiências, aprendizagens e práticas na gestão das políticas de formação docente no âmbito do Mercosul.

Aluna do Curso de Pedagogia (PARFOR/UFPI) relatando sua experiência como professora alfabetizadora no município de Prata do Piauí.

A programação do evento inclui a discussão sobre as políticas nacionais para a Alfabetização nas Séries Iniciais, a realização de exposições sobre as práticas alfabetizadoras em cada um dos países, bem como a visita a escolas da província de Jujuy para a observação das ações desenvolvidas.
Destaque-se ainda a apresentação feita pela discente Auricélia de Jesus Oliveira acerca de sua prática como professora alfabetizadora na cidade de Prata do Piauí (PI), a qual fora eleita pelas participantes brasileiras para representar as ações nacionais; a entrevista dada pela Profa. Dra. Maraisa Lopes à Rádio da I.E.S. n.2, na cidade de Tumbaya, tratando da experiência de visitas a escolas bilíngues traçando um paralelo com a situação brasileira no que se refere à inserção da LIBRAS como componente curricular obrigatório na Educação Básica; e, a exposição realizada pela Profa. Glória Duarte Ferro sobre o que representa a possibilidade de participar de uma missão de estudos como esta. A docente destacou que poder conviver com professores de outros países, compartilhar experiências e observar a realidade de escolas urbanas e rurais da província de Jujuy permite reconhecer aquilo que o Brasil tem desenvolvido positivamente e o que ainda pode ser proposto quanto ao processo de alfabetização em nosso país.

O PASEM tem como objetivo contribuir para melhoria da qualidade da educação por meio do fortalecimento da formação profissional docente na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai.