UFPI sedia workshop Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos

03/09/2015 18:01

"Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos" é o tema do Workshop ministrado pelo Prof.º Dr. Reinaldo Souza, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento segue até sexta-feira (04) no auditório do CT e tem como objetivo discutir os problemas do Setor Elétrico Brasileiro.

Prof.º Dr. Reinaldo Souza, professor de Engenhariada  da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Segundo o Prof. Dr. Reinado Souza, professor de Engenharia (PUC-Rio), a ideia do evento partiu de um projeto estratégico feito pela PUC-Rio junto com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). "Ao final de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a ANEEL, nós fizemos algumas propostas interessantes e a ANEEL sugeriu que fizéssemos um livro com todo o projeto e também que disseminássemos entre a comunidade acadêmica", conta.

O professor explicou ainda a importância do tema para atual situação brasileira, "Estamos num risco enorme com os níveis dos reservatórios baixos. O nordeste fica, normalmente, nesta época do ano, com 40% a 45%, e está com 18% a 14% dos níveis dos reservatórios. Se não houver chuva em novembro, vamos continuar pagando energia cara. Nós estamos apresentando o problema para que a comunidade acadêmica se interesse e proponha soluções", alertou.

Bruno Dias, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Para o Prof. Dr. Bruno Dias, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o objetivo do workshop é disseminar o tema entre a academia. "Pegar todo o conhecimento científico do projeto e disseminar para a academia. Mostrar quais são os modelos que se utilizam para se definir quando que você vai utilizar uma hidrelétrica ou utilizar uma termoelétrica", diz. "Pensar em todos os cenários possíveis para fazermos uma avaliação do que é recomendável em cada situação. Sempre pensando no futuro" completou o professor.

Marcos Lira, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPI

O Professor Dr. Marcos Lira, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPI, ressalta a importância do evento. "Atualmente no cenário brasileiro, uma das grandes dificuldades é a geração de energia, principalmente em termos de hidrelétrica. Sabemos que os níveis dos reservatórios do Brasil, no geral, estão baixos. Esse workshop é importante porque trata da previsão de vazão dessas hidrelétricas. Quando você consegue trabalhar sobre o aspecto do planejamento e da previsão fica mais viável estimar quais são os problemas que virão nos próximos anos", conclui.