3 de setembro: Dia do Biólogo

03/09/2015 10:36

Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram criados em 1998 e desde então têm contribuído para o desenvolvimento da Universidade. Com notas 3 e 5, respectivamente, no ENADE (Exame Nacional de Desenvolvimento de Estudantes) os cursos são considerados de excelência no estado do Piauí.

Considerada a ciência dos seres vivos, a Biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, como a Física e a Química, por exemplo, com foco na origem, evolução, funcionamento dinâmico dos organismos, interação da vida com seu ambiente físico-químico, espécies,  populações e genes.

O Biólogo é um profissional que está habilitado para trabalhar em diversas áreas do conhecimento. São elas: análises clínicas, biofísica, biologia celular, bioquímica, botânica, ciências morfológicas, ecologia, educação, ética, farmacologia, fisiologia, genética, imunologia, informática, limnologia, micologia, microbiologia, oceanografia, paleontologia, saúde pública e zoologia.

De acordo com a Chefe do Departamento de Biologia da UFPI, Profa. Dra. Gardene Maria de Sousa, o estudante que pretende estudar Biologia deve ser, antes de tudo, um curioso. "A pessoa que pretende cursar Biologia deve ser curiosa, gostar de buscar e viver novas experiências, e, acima de tudo ser preocupado com as questões ambientais", destacou.

Profa. Dra. Gardene de Sousa, Chefe do Departamento de Biologia

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece os cursos de Ciências Biológicas nos Campus Ministro Petrônio Portella - Teresina; Senador Helvídio Nunes de Barros - Picos; Ministro Reis Velloso - Parnaíba; Amílcar Ferreira Sobral - Floriano; e Professora Cinobelina Elvas - Bom Jesus.

A profissão de Biólogo foi regulamentada pela Lei número 6.684, no dia 3 de setembro de 1979, e desde então, passou-se a comemorar o dia do Biólogo na referente data. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) parabeniza a todos esses profissionais pelo seu dia.

Confira o vídeo do Conselho Regional de Biologia 5ª Região (PE - CE - MA - PB - PI - RN) parabenizando o Biólogo e apresentando à sociedade a importância desse profissional.