Aula Inaugural do Doutorado em Alimentos e Nutrição

01/09/2015 09:59

Solenidade aconteceu no Auditório Professora Francisca Elima Cavalcante Luz

Na noite de ontem (31), foi realizada a Aula Inaugural do Doutorado em Alimentos e Nutrição, no Auditório Professora Francisca Elima Cavalcante Luz, no Departamento de Nutrição, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A solenidade contou com a palestra da Prof.ª Dr.ª Maria Ângela de Almeida Meireles, docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Coordenadora da Área de Alimentos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Mesa de honra da Aula Inaugural do Doutorado em Alimentos e Nutrição

Estiveram presentes, o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes; a Coordenadora do Programa de Doutorado em Alimentos e Nutrição, Prof.ª Dr.ª Adriana Paiva; o Presidente da FAPEPI, Francisco Guedes; e o Chefe do Departamento de Nutrição, Prof. Gilvo de Fárias Júnior.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Na ocasião, o Reitor da UFPI deu as boas-vindas aos ouvintes e membros da mesa de honra. "A Universidade nos seus últimos 10 anos apresentou um crescimento gratificante. Há 10 anos, a UFPI contava com apenas nove programas de pós-graduação, todos em nível de mestrado. Naquele período nós também tínhamos em torno de 100 doutores, hoje o número chega perto de 800 doutores, mas ainda é preciso avançarmos mais, portanto, uma das políticas desenvolvidas pela nossa gestão é buscar a qualificação de nossos docentes", ressaltou.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Adriana Paiva, a solenidade de inauguração do Doutorado em Alimentos e Nutrição constitui um momento especial para os professores e primeiros doutorandos. "O Doutorado em Alimentos e Nutrição é uma grande conquista não só para a UFPI, mas também para a comunidade científica de um modo geral, pois são poucos os cursos existentes no Brasil, principalmente, na região norte e nordeste do país. O programa que agora se inicia qualificará profissionais na área de Ciências dos Alimentos, pretendendo atender a demanda da região meio-norte do Brasil", destacou.

Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes

Durante o seu discurso o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes, frisou o ganho do Doutorado em Alimentos e Nutrição para a área científica de saúde do Piauí. "A UFPI está cumprindo seu papel como Universidade, ou seja, proporcionar à nossa comunidade o ensino por excelência. Atualmente, nós temos 47 programas de pós-graduação e 10 cursos de doutorado, sendo o de Alimentos e Nutrição um dos mais recentes. Então, temos muito que comemorar como também trabalhar para progredir com os resultados", acrescentou.

Presidente da FAPEPI, Francisco Guedes

Em seu pronunciamento, o presidente da FAPEPI, Francisco Guedes, ressaltou a importância de participar da aula inaugural e garantiu disposição para ampliar as parcerias com a UFPI. "Iremos ampliar os avanços da qualificação profissional conquistados nos últimos 10 anos, é o que mostram os dados da evolução do número de doutores no Piauí de 2000 a 2014, indicando que de 2004 pra cá aumentamos de 253 para 1187 (evolução de 470%)", concluiu.

Apresentação artística de Amara e Patrícia

A solenidade de aula inaugural ainda teve apresentação artística de Amara e Patrícia. O encerramento da programação ficou a cargo da palestrante, Prof.ª Dr.ª Maria Ângela Meireles que teve como temas os estudos e as pesquisas desenvolvidas pela professora e a importância do Doutorado na área de Nutrição.

Palestrante da Aula Inaugural, Prof.ª Dr.ª Maria Ângela Meireles

Confira o vídeo: