Saúde do idoso é tema de pesquisa realizada na UFPI

31/08/2015 16:39

Com temas e métodos de pesquisa modernos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) vem se destacando em âmbito nacional na produção do conhecimento. Temas como: cuidados paliativos, depressão e saúde do idoso, que estão sendo estudados na Pós-Graduação de Enfermagem têm se tornado referência no Brasil.

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado e Doutorado têm suas atividades voltadas para a qualificação de enfermeiros (as), docentes e pesquisadores para intervir com competência teórica, política e técnica, no campo da docência e da produção, e na difusão de conhecimento nas áreas de ensino, extensão, pesquisa, assistência e administração de serviços de Enfermagem.

Erida de Oliveira Soares, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI

A mestranda Erida de Oliveira Soares, autora da dissertação "Cuidados paliativos ao idoso na atenção básica: uma contribuição para Enfermagem", afirma que o avanço da UFPI está nas temáticas inovadoras e nas estratégias de pesquisa. "Nossos enfermeiros vêm buscando sempre essa inovação em termos que possam contribuir com a realidade apresentada".

Prof.Dra. Célia Pereira Caldas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Profa. Dra. Célia Pereira Caldas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que já avaliou dissertações de mestrado e doutorado na UFPI, comentou os avanços da UFPI nas pesquisas. "Já é a segunda banca que participo de mesas de pós-graduação, as pesquisas são altamente relevantes, os temas muito atuais e originais e os métodos utilizados são muito modernos. A UFPI está na vanguarda da produção do conhecimento em saúde do idoso no Brasil, estando a frente de muitas universidades do país", afirma.

Profa. Dra. Ana Maria Ribeiro, Profa. Dra. Maria do Livramento e Profa. Dra. Célia Pereira, examinadoras da banca de mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI, a nível de mestrado, foi criado em 2007 e há cerca de dois anos a UFPI oferta também o Programa de Pós-Graduação a nível de doutorado, o único do Piauí.