UFPI  promove I Encontro de Formação do PNAIC

UFPI promove I Encontro de Formação do PNAIC

27/08/2015 09:41

Com o objetivo de dar continuidade ao programa de formação de orientadores e professores do Ciclo da Alfabetização, que a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Ministério da Educação - Secretária de Educação Básica, promove o I Encontro de Formação do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2015. O evento segue até sexta-feira (28), com atividades de formação envolvendo leituras, estudos, seminários, oficinas, palestras e discussões.

Sala decorada no I Encontro de Formação do PNAIC 2015

Estiveram presentes na mesa de abertura do evento a Coordenadora Geral do PNAIC no Piauí,  Profa. Dra. Antônia Edna Brito; a Coordenadora Adjunta do PNAIC, Profa. Teresa Cristina Honório; a Supervisora do PNAIC na UFPI, Profa. Raimunda Alves Melo; a Representante dos Formadores, Profa. Hortiza Machado Vieira; a Representante dos Orientadores, Profa. Damiane Irene da Silva; o Secretário da UNDIME, Pedro Alves da Silva; e o Secretário da Educação do Munícipio de Juazeiro, José Valdo.

Para a Coordenadora Geral do PNAIC no Piauí, Profa. Dra. Antônia Edna Brito, o evento só tem a contribuir para a formação dos professores alfabetizadores. "Nós trabalhamos com 8.000 professores alfabetizadores, que, ao longo desses três anos de ação têm mudado suas práticas e compreendido melhor o que é alfabetizar e qual é o significado do letramento da criança nas diferentes áreas. Isso permite ao professor refletir sobre aquilo que está fazendo em seu cotidiano, e sentir a necessidade de investir na sua formação continuada".

A Profa. Dra. Antônia Edna Brito afirma que o PNAIC trabalha para assegurar que as crianças sejam alfabetizadas

Segunda a Coordenadora, a Universidade Federal do Piauí é responsável pela formação continuada de professores, sendo este um dos eixos orientadores do PNAIC. "A formação é planejada no âmbito da Universidade, seguindo as orientações dos cadernos de formação. As atividades do I Encontro de Formação do PNAIC também são planejadas por uma equipe de 16 formadores, 5 supervisores e 4 coordenadores da UFPI que trabalham na formação dos professores. No ano de 2015, vamos trabalhar língua portuguesa, matemática, ciências humanas e sociais", destaca.

Seminários, oficinas, palestras e discussões são atividades desenvolvidas no I Encontro

O PNAIC atualmente trabalha com 225 coordenadores locais de todos os municípios do Piauí, e forma 400 orientadores de estudo e 8.000 professores alfabetizadores, e tem o objetivo principal de assegurar que as crianças sejam alfabetizadas. "O problema da alfabetização acontece, na maioria das vezes, nos anos iniciais, o que chamamos de ciclo de alfabetização. Nós trabalhamos para formar bem o professor, de maneira a investir em uma formação que faça casamento entre a teoria e a prática, entendendo o que é a alfabetização e letramento, e compreender os princípios que orientam essa prática. A perspectiva do nosso trabalho não visa receitas metodológicas, e sim concepções teóricas de alfabetização, uma formação sólida para o alfabetizador para que este possa tomar decisões de forma autônoma e crítica sobre sua prática", explica a Profa. Dra. Antônia Edna.

A Supervisora do PNAIC na Universidade Federal do Piauí, Profa. Raimunda Alves Melo, conta que o PNAIC consiste em quatro eixos: formação, avaliação, gestão e materiais didáticos e pedagógicos, tudo com a finalidade de assegurar que as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. "A importância é justamente assegurar a alfabetização das crianças e também a formação continuada de professores, para que se sintam apoiados em sua prática pedagógica e ampliem suas competências em relação a alfabetização das crianças", afirma.

Confira mais fotos: