Reitor assina termo de cooperação com Governo do Estado

24/08/2015 15:52

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes participou na manhã desta segunda-feira (24), da assinatura do termo de cooperação com governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.

A parceria tem como objetivo desenvolver ações de pesquisa, extensão e ensino de apoio ao desenvolvimento sustentável do Piauí com destaque para a promoção da aquicultura de base ecológica, produção de alevinos e pós-larvas de organismos aquáticos, tecnologias socioambientais em aquicultura, agroecologia, educação do campo, extensão rural, beneficiamento e estratégias de comercialização de pescado no Piauí no âmbito do programa Centro Tecnológico de Aquicultura Sustentável da Estação de Aquicultura do Campus de Parnaíba da UFPI.

Autoridades do governo e servidores da UFPI

O programa busca ainda, consolidar a vocação regional de produção de alevinos e pós-larvas de organismos aquáticos de apoio a extensão pesqueira, desenvolvimento de pesquisas e capacitação de estudantes, profissionais, pescadores, aquicultores e agricultores familiares em boas práticas de produção de aquicultura. Deste modo, tanto os acadêmicos e pesquisadores da UFPI como os pescadores e associações de piscicultores serão beneficiados com esse projeto.

Prof.Dr. Arimateia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

O Reitor da UFPI, Prof.Dr. Arimateia Dantas Lopes, comentou sobre a importância da parceria para a Universidade e para o Piauí. "O campus de Parnaíba se destaca em ações de benefício a comunidade em todas as áreas. Essa parceria será de grande beneficio para a população daquela região; além da UFPI poder contribuir ainda mais para o desenvolvimento do nosso Estado", disse.

Governador do Estado, Welligton Dias

O governo hoje vê na atividade da piscicultura um grande potencial para desenvolver a economia. O Piauí é o 9º maior produtor de pesca do Brasil. O governador Wellington Dias afirmou que a formação do profissional é essencial para o desenvolvimento do Estado. "O laboratório de Parnaíba é fundamental para o Piauí, pois é necessário utilizar a tecnologia para ampliar a nossa produção", afirmou.

Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Limma

De acordo com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Limma, as tecnologias criadas pelos jovens acadêmicos contribuem significativamente para o potencial de crescimento do Estado. "Existe no Piauí uma cultura muito boa de cultivo de peixes e com o fortalecimento do curso de engenharia de pesca, os jovens vem apresentando um potencial biológico, passado por seus pais e uma grande adaptação as novas tecnologias, desenvolvendo atividades com apoio de pesquisadores. A parceria com o governo do Estado vai fazer com que a Universidade produza e o governo faça a distribuição, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural. A universidade desenvolve a tecnologia e o governo do Estado faz a entrega desses alevinos para os produtores de forma geral.

Também estiveram presentes no evento autoridades do governo, o Diretor do Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba) e professores da UFPI.

Confira mais fotos: