Videocirurgia é tema de curso no HU-UFPI

21/08/2015 11:38

Discutir técnicas de Cirurgia Minimamente Invasiva (CIM) em diversas especialidades médicas, como aparelho digestivo, urologia e ginecologia é o objetivo do Curso Continuado em Videocirurgia que o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) está realizando para residentes do hospital e de outras instituições do estado. O evento, que se encerra hoje (21), é uma promoção da Unidade do Sistema Digestivo e da Unidade de Cirurgia Geral, com o apoio da Gerência de Atenção à Saúde.

Cirurgia minimamente invasiva já é realizada em diversas especialidades médicas, como no aparelho digestivo

Segundo o representante da Unidade do Sistema Digestivo do HU-UFPI, Dr. Marlon Moreno, que integra a comissão organizadora do evento, o mercado exige, cada vez mais, constante atualização dos profissionais da área médica. "A cirurgia minimamente invasiva é hoje uma necessidade e uma tendência. O residente deve estar familiarizado com o método e, assim, poder trabalhá-lo de forma correta. Nesse sentido, o curso é um ganho significativo para nossos residentes", destaca o Dr. Marlon Moreno.

O Dr. Rafael Correia Lima, Chefe da Unidade de Cirurgia Geral do HU-UFPI, observa que o grande beneficiado com a cirurgia minimamente invasiva é o paciente, uma vez que as incisões na pele e nos músculos são muito pequenas, a dor no período pós-operatório é menor, o risco de sangramentos é reduzido, os resultados estéticos são melhores e a recuperação é muito mais rápida. "São essas características que justificam a adoção da cirurgia minimamente invasiva na atualidade", observa o médico.

Dr. Antonio Moris Cury Filho expõe os procedimentos da cirurgia videolaparoscópica

Entre os palestrantes do evento, estão o Dr. Antonio Moris Cury Filho (A.C. Camargo - SP); Dr. Orlando Torres (Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Maranhão e Hospital Universitário Presidente Dutra - MA) e o Dr. Luiz Gonzaga de Moura Júnior (Hospital Geral César Cals e Núcleo do Obeso - CE).

O Dr. Marlon Moreno ressalta que os palestrantes convidados são referência no que tange aos temas trabalhados no evento. "O Dr. Antonio Cury, por exemplo, é uma referência nacional e internacional da cirurgia videolaparoscópica. O contato com o conhecimento e a experiência de profissionais de alto nível engrandece a formação do residente", avalia o Dr. Marlon Moreno.

Para a Dra. Simone Fontenele, residente em Cirurgia Geral no HU-UFPI, o curso contribui, de forma decisiva, para a formação e a consequente atuação profissional. "Embora aqui no Piauí já sejam realizadas cirurgias por vídeo, o curso nos permite conhecer as novidades e os avanços de centros com mais tradição no uso do método, como é o caso de São Paulo. Temos, assim, a oportunidade de nos aprimorarmos", afirma a Dra. Simone.

Dr. José Miguel Luz Parente, Superintendente do HU-UFPI, destaca que o evento reafirma a natureza de hospital escola do Hospital Universitário

De acordo com o Superintendente do Hospital Universitário da UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, o ensino, a pesquisa e a extensão são eixos que devem orientar as atividades de todo hospital escola. "É da natureza do HU-UFPI, como hospital escola, priorizar a formação de recursos humanos em diversas áreas do conhecimento, sem perder de vista a prestação de assistência de qualidade ao paciente", ressaltou o Superintendente.