Revista Fundamentos retoma suas publicações

31/08/2015 09:51

Com o foco em artigos científicos de pesquisadores nas áreas de fundamentos da educação, filosofia, sociologia, psicologia, história e política educacional, a Revista Fundamentos retoma seus trabalhos no ano de 2015, no horizonte do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Segundo o editor-chefe da Revista, Prof. Dr. Cássio Eduardo Soares Miranda, a expectativa é grande. "Com modéstia, mas também com orgulho, reunimos neste número v.2 N. 01 (2015), onde pesquisadores das mais diversas universidades brasileiras que, cada qual com seu estilo, apresentam uma reflexão acerca dos impasses e soluções da educação contemporânea. A expectativa é que cada leitor se sinta contemplado com a diversidade de temas que ora publicamos. Apesar da grande variedade, existe, ao mesmo tempo, um fio condutor que enlaça todos os textos", destaca.

Editor Chefe da Revista Fundamentos, Prof. Dr. Cássio Eduardo Soares Miranda

O público-alvo são docentes de universidades brasileiras e estrangeiras, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores que desenvolvem temas educacionais, abrangendo as áreas de fundamentos da educação: história e cultura, psicologia, sociologia, filosofia e política educacional de autores brasileiros e estrangeiros. "O temas discutidos serão relacionados às diversidades teóricas nos campos relativos aos fundamentos da educação. Ou seja, são as áreas de conhecimento que compõem epistemologicamente o Departamento de Fundamentos da Educação", afirma a Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), Profa. Dra. Edna Maria Magalhães do Nascimento.

A periodicidade é semestral e a submissão dos trabalhos é realizada na página da Revista pela plataforma Open Journal Systems (OJS), sendo os artigos enviados para 2 pareceristas, podendo ser aprovado, não aprovado ou aprovado com ressalva. "A revista Fundamentos publica trabalhos inéditos - em português, inglês, espanhol, francês e italiano - em forma de artigos e resenhas. Os artigos serão examinados por pareceristas, enquanto resenhas serão submetidas ao conselho científico da revista. Os trabalhos devem ser submetidos através do cadastro on line do autor no site da revista", explica a professora.

Quanto a classificação da CAPES, Edna Maria explica que a Revista ainda não passou pelo conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual. "De agora em diante a política do Conselho Editorial é publicar trabalhos de qualidade e buscar uma boa classificação no Qualis da CAPES".

Capas do V.1 N. 01 (2013) e V.2 N. 01 (2015) da Revista Fundamentos

Para o Professor Cássio Miranda, a Revista Fundamentos foi feita à muitas mãos, com a ajuda de alguns companheiros de trabalho pensando em cada público. "O leitor é nosso convidado e ajuda a tecer a trama desta revista, lendo cada texto, contribuindo na divulgação de cada trabalho e, ainda, dando sua parcela de contribuição ao enviar trabalhos para os números que se seguirão", conta. Em breve, ainda em 2015, o editor-chefe divulgará a abertura para submissão de trabalhos relativos ao n. 3 da Revista Fundamentos.