EDUFPI participará da XVII Bienal Internacional do Rio de Janeiro

20/08/2015 14:57

14 livros da EDUFPI estarão na Bienal do Rio de Janeiro

Com a intenção de divulgar a pesquisa e literatura de autores piauienses, a Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) participará da XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores eventos literários do país, a bienal reúne debates, exposições e lançamentos de livros, além de outras atividades culturais. A bienal acontece entre os dias 03 e 13 de setembro no Riocentro ( RJ).

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

A participação da EDUFPI se dará por meio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). A entidade que agrega cem editoras terá espaço destinado à exposição de obras produzidas por universidades. Segundo o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a participação em eventos nacionais consiste na política iniciada em 2012 de apoiar pesquisadores do Piauí. "A editora da UFPI não apenas publica, ela também leva esses títulos para serem divulgados por todo o Brasil. E pela primeira vez, nós vamos participar da bienal do Rio de Janeiro, uma grande oportunidade de dar visibilidade às obras dos nossos autores", acrescentou.

Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio

Para a exposição serão levados 14 títulos. Cada livro terá 10 unidades, contabilizando um total de 140 livros. As obras trabalham temáticas que percorrem desde o segmento da comunicação até a área da ciência política. "Além dos títulos que representam as diversas áreas do conhecimento, nós também estamos enviando livros que têm grande importância no catálogo da universidade, como por exemplo, Ritmo Espontâneo, ganhador do Prêmio Jabuti no ano de 2012. O livro Rua da Glória, que foi lançado esse ano, teve uma boa aceitação do público local, e eu acredito que terá também uma ótima aceitação do público nacional", destacou o Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio.

Rua da Glória de autoria do Prof. Dr. Carlos Augusto Figueiredo

Nos últimos três anos, a EDUFPI participou da Bienal de Brasília, Fortaleza, João Pessoa, São Paulo, sem falar do Salão do Livro do Piauí (SALIPI) que faz parte da programação anual da editora. "A participação na Bienal do Rio de Janeiro será juntamente com as demais editoras universitárias. A presença ao lado de outras instituições valoriza e fortifica a editora da UFPI. Eu acredito que nas próximas bienais, a nossa presença será maior em número de edições e autores", ressaltou a Superintendente de Comunicação Social (SCS), Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado.

Livros da EDUFPI estarão no estande da ABEU

Bienal do Livro do Rio de Janeiro

A Bienal do Rio de Janeiro acontece desde 1983. Ao lado da Bienal Internacional de São Paulo representam nos eventos de maior dimensão literária do país. A expectativa é que a venda de livros supere a participação da EDUFPI na feira paulista. "Terminamos a bienal de São Paulo com aproximadamente 90% dos livros vendidos. Apesar de sermos uma entidade sem fins lucrativos, a expectativa é que a venda supere as nossas expectativas" comentou o Professor Ricardo Alaggio.

Os livros da EDUFPI estarão expostos no estande da ABEU, localizado no pavilhão 2 - laranja B02/C01

Mais Informações sobre a bienal confira o site.