Brasil Brasil Acesso

Notícias

Pesquisa da UFPI vence o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Pesquisa da UFPI vence o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

20/08/2015 09:41

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o Ministério da Educação (MEC) e a ONU Mulheres divulgaram os nomes das (os) ganhadoras (es) da 10ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.

O trabalho "Entre facas e espingardas: memórias sobre insubordinação feminina e violência masculina no cotidiano do cabaré Ferro Vei na cidade Inhuma-PI em meados do século XX", da historiadora Ellen Graziele de Sousa Didi, orientado pela professora Olívia Candeia Lima Rocha, venceu na categoria Graduada (o), Especialista e Estudante de Mestrado. O artigo foi produzido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "O Ferro Vei: memórias sobre carnaval e prostituição em Inhuma-Piauí (1984-2013)", apresentado como requisito para a obtenção do título de Graduação no Curso de História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/Picos-PI).

Ellen Graziele de Sousa Didi, graduada em história pela UFPI/Picos

Segundo a historiadora Ellen Graziele de Sousa, o trabalho trata sobre questões de gênero e o cotidiano da prostituta na cidade de Inhuma-PI. "A partir deste artigo, esboçamos como a violência masculina fazia parte das vivências das prostitutas no cabaré, conhecido como Ferro Velho, vulgo Ferro Vei, e, também, formas de insubmissão aos homens pelas prostitutas deste cabaré", explicou.

Olívia Candeia Lima Rocha, professora do Curso de História da UFPI/Picos

A professora Olívia Candeia declarou que o resultado da premiação foi recebido com muito entusiasmo. "Estamos muito contentes com o prêmio, o mesmo é resultado de trabalho e dedicação e demonstra a relevância dos investimentos que têm sido feitos na expansão do ensino superior por meio de instituições como a UFPI, que proporciona um ensino de qualidade e condições para que nossos egressos obtenham êxito, concorrendo com estudantes de Universidades de referência situadas em grandes centros urbanos do país", afirmou.

A entrega do Prêmio está prevista para o dia 22 de setembro, em Brasília.

Prêmio Construindo A Igualdade de Gênero

O Prêmio Construindo A Igualdade de Gênero foi instituído em 2005, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência, que tem como objetivos estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no País; e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Este ano, o certame recebeu 2.527 inscrições, sendo 304 da categoria Estudante de Graduação; 404 da categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado; 213 da categoria Mestres e Estudante de Doutorado; 1.495 da categoria de Estudante de Ensino Médio; e 111 da categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero.

 

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.