16 de agosto: Dia do Filósofo

16/08/2015 08:52

Neste domingo (16), comemora-se o Dia do Filósofo. Explorar e indagar a essência e a natureza do universo, do homem e de fatos, por meio de reflexão e crítica, e procurar compreender conceitos, como os de espaço, o tempo e a verdade. Esse é o papel do Filósofo. O profissional da área pode atuar como crítico (analisar obras artísticas, escrever artigos), educador (lecionar em escolas de ensino médio), e pesquisa (realizar estudos acadêmicos sobre diversos temas nas áreas de lógica, ética, estética, entre outros).

Segundo a Academia Paulista de Letras o primeiro filósofo brasileiro foi Matias Aires Ramos da Silva Eça, que nasceu em 27 de março de 1705, em São Paulo e faleceu em Lisboa, Portugal, em 1763.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferta o Curso de Licenciatura em Filosofia no Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, em Teresina, implantado em 1972.

Parabéns a todos os Filósofos!