UFPI sedia I Torneio Universitário de Teresina das Atléticas

14/08/2015 13:12

Quatro equipes disputaram a competição

Energia e vibração marcaram a manhã desta sexta-feira (14), início do I Torneio Universitário de Teresina das Atléticas (TUT). O evento é sediado no Setor de Esportes, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e terá duração de dois dias. Durante o torneio, participaram quatro Associações Atléticas Acadêmicas de duas Instituições de Ensino Superior, entre elas, Carcará (Curso de Medicina da UFPI), Corrosiva (Curso de Medicina da UESPI), Garra (Curso de Engenharia Civil da UFPI) e Guerra (Curso de Direito da UFPI).

Chefe do Departamento do Curso de Educação Física, Prof. Dr. Sérgio Galan

Segundo o Chefe do Departamento do Curso de Educação Física, Prof. Dr. Sérgio Galan, a formação de Atléticas é essencial para o desenvolvimento da prática esportiva dentro do ambiente acadêmico. "A Universidade incentiva eventos como o torneio que começou hoje, para que a prática do esporte nasça nas origens, ou seja, dentro de cada curso. As Atléticas funcionam como o braço esportivo no interior da comunidade acadêmica, possibilitando aos estudantes inserir na cotidiano, atividades físicas, que serão essenciais para o desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida", destacou.

Estudante do 5º período do Curso de Medicina da UESPI, Mariana Pimentel

Para a estudante do 5º período do Curso de Medicina da UESPI, Mariana Pimentel, a formação de Atléticas no Piauí, ainda é assunto novo. "No nosso estado, por enquanto existem quatro atléticas, então a visibilidade que teremos no torneio fará com que outros cursos se interessam para formação da sua própria atlética. Lá na UESPI, alguns estudantes de Fisioterapia nos procuraram com o objetivo de receber um suporte para a criar a sua associação", acrescentou.

Aluno do 3º período de Medicina, Eduardo Sousa

O melhor momento da competição, sem dúvida se trata da interação dos estudantes de diferentes cursos. "Quando eu ingressei na UFPI eu apenas conhecia o pessoal do meu curso, Medicina, então o torneio permite conhecer diferentes pessoas de diferentes cursos. E o que eu acho mais interessante é o engajamento, com a produção de camisas, bandeiras, demonstrando o sentimento que eles têm pelo o que fazem", comentou o aluno do 3º período de Medicina, Eduardo Sousa.

Equipe feminina do Curso de Medicina da UESPI

As equipes concorrentes disputaram nas seguintes modalidades, times femininos: handball e futsal; times masculinos: basquete, handball, futsal e voleibol. O torneio será dividido em duas etapas. No primeiro dia acontecerá a fase eliminatória, e amanhã (15) será realizada a etapa final, aberta ao público.

Equipes participantes do I Torneio Universitário de Teresina