CEAD participa de reunião com empresas do Complexo Eólico

07/08/2015 15:47

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) participou, na última segunda-feira (03), de um encontro regional com representantes de empresas instaladoras do Complexo Eólico Chapada do Piauí - Contour Global, Queiroz Galvão, Casa dos Ventos e Geoconsult-PI.

O Complexo Eólico abrange os municípios de Simões e Marcolândia, região Sudeste do Piauí. Com investimentos de R$ 7,1 bilhões, iniciados em julho de 2014, a região tem capacidade instalada na ordem de 1,4 gigawatt (GW) de energia. A previsão é de que, em 2017, o Piauí produzirá 10,4% da energia eólica do país, ficando atrás apenas da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul.

A reunião aconteceu no Polo de Simões com o objetivo de elaborar um projeto para a instalação de cursos técnicos, visando a formação de mão de obra que atenda as necessidades dessas empresas.

Estiveram presentes no encontro o Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof Dr. Nouga Batista; o diretor do CEAD, Prof. Dr. Gildásio Guedes; o diretor geral do Núcleo de Ensino a Distancia da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI), Prof. Vinícius Oliveira; o superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc) Carlos Alberto Pereira; o Gerente de Redes da Superintendência de Ensino Superior da Seduc, Orisvaldo Rodrigues e a coordenadora do Polo de Simões, Prof. Maria do Socorro.

Segundo a professora, esse foi o primeiro contato da instituição com as empresas. "É necessário o encontro para que haja o conhecimento a cerca deste segmento, como também dos desafios que lhe são inerentes. Caso haja a concretização da parceria, o Polo buscará expandir sua área física para contemplar mais cursos e melhor atender as regiões circunvizinhas", explica Maria do Socorro.