Brasil Brasil Acesso

Notícias

UFPI e comando da PM traçam medidas de segurança para o Campus de Teresina

UFPI e comando da PM traçam medidas de segurança para o Campus de Teresina

06/08/2015 12:21

Como parte das ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) para garantir a proteção da comunidade acadêmica e das pessoas que transitam diariamente pelo Campus Ministro Petrônio Portella - Teresina, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu o Comandante do Policiamento da Capital, Tenente Coronel Márcio; o Comandante de Área da Polícia Militar, Tenente Coronel Hudson Lima; o Comandante da Ronda Ostensiva de Naturezas Especiais (RONE), Tenente Coronel Raimundo Sousa; e o Comandante do Policiamento Escolar, Major Marcos Vinícius, para discutirem novas medidas de segurança. A reunião aconteceu na manhã de hoje (06), no Salão Nobre da Reitoria e teve a participação da Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado; do Chefe da Divisão de Vigilância (DV) da UFPI, José de Ribamar Silva; e do Coordenador de Comunicação Social da UFPI, Jornalista Maurício Santana.

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

Na reunião, foram discutidas medidas sobre o planejamento efetivo de segurança. O Reitor destacou que o trabalho será integrado entre a segurança da UFPI e a PM. "A segurança interna da UFPI tem obrigação de preservar o patrimônio, e isso inclui o trabalho de proteção da nossa comunidade, que é o principal patrimônio da nossa Universidade. Tomamos algumas medidas internas para melhorar a segurança, mas buscamos, também, o apoio da polícia militar para complementar o trabalho de segurança da UFPI. A polícia não vai atuar de forma ostensiva, não abordará estudantes e nem entrará nos prédios, ela vai prestar um apoio ao nosso serviço de segurança interna da UFPI", esclareceu.

Tenente Coronel Márcio, Comandante do Policiamento da Capital 

Na quarta-feira (05) foi realizada uma reunião com o comando geral da PM para planejar as ações na UFPI e as orientações que serão dadas aos policiais que atuarão na UFPI. Segundo o Tenente Coronel Márcio, a tropa será orientada para a atuação no campus. "O campus universitário é como um templo. É preciso cuidado com as liberdades individuais e coletivas, com os direitos das pessoas. É um local de fomento da cultura, do saber e das artes. O policial que vem para cá, será devidamente orientado pelos seus comandantes. Ele atuará com o intuito de coibir os delitos que estão acontecendo e, ao mesmo tempo, entender o posicionamento dos estudantes, dos funcionários, para que não seja de forma invasiva que a PM esteja aqui presente, mas que seja de forma parceira e amiga", declarou.

Tenente Coronel Hudson Lima, Comandante de Área da Polícia Militar 

A segurança da UFPI já é feita de forma compartilhada com o Comando de área da PM. O comandante Hudson Lima declarou que a forma de atuação será intensificada. "Serão feitas rondas constantes. Aumentaremos o número de rondas em horários diferentes, principalmente nesses horários de pico, quando os alunos estão chegando e saindo. Conversando com a segurança da Universidade, atuaremos nas rotas de fuga, reforçando o policiamento nos horários também que serão estudados com a segurança da universidade", informou o comandante.

Tenente Coronel Raimundo Sousa, Comandante da RONE 

O comandante da RONE, Tenente Coronel Raimundo Sousa, explicou que o trabalho do destacamento será feito em parceria com os outros comandos e com a segurança da UFPI. "Em um primeiro momento serão identificadas as pessoas que estão cometendo esses crimes. Depois, vamos implementar o nosso policiamento, tanto nas motos como de viaturas na área do entorno e na parte interna do campus. A ideia é que a gente possa ampliar o nosso efetivo para aumentar a sensação de segurança e, ao mesmo tempo, fazer operações pontuais, no sentido não só de identificar, mas também tirar de circulação os elementos que estão cometendo esses delitos na universidade".

Major Marcos Vinícius, Comandante do Policiamento Escolar 

O Policiamento Escolar apresentou a experiência do trabalho feito nas escolas do ensino fundamental e médio. O comandante Marcos Vinícius destacou que a vitimização dos estudantes é um ponto em comum entre as instituições de ensino. "Vamos elaborar estratégias para que possamos passar nossa experiência para a segurança da Universidade e complementar naqueles pontos em que a polícia militar possa atuar dentro do campus para que se reestabeleça a tranquilidade que é necessária para que os alunos se sintam bem e os professores possam realizar o seu trabalho", declarou.

José de Ribamar Silva, Chefe da Divisão de Vigilância (DV) da UFPI, apresenta o mapa da Instituição 

A UFPI já implementa ações emergenciais de segurança, como: fechamento de portões de acesso considerados pontos vulneráveis; ampliação e melhoria da rede de iluminação do Campus;  uso de correntes para fechar as vias de acesso ao curso de Moda, Design e Estilismo e ao Setor de Esportes, assim como ao CCN 2 (Centro de Ciências da Natureza), após às 22 horas durante a semana e o dia inteiro aos finais de semana e feriados; reativação e readequação de guaritas situadas no Setor de Esportes e CCA (Centro de Ciências Agrárias); investimento na modernização de portões de acesso, já instalado no Restaurante Universitário e com providências para instalação no CCA; e capina, limpeza e poda de áreas dentro do Campus, sem prejuízos às áreas de proteção ambiental.

Outra ação é o investimento no serviço de segurança eletrônica que irá inibir as ações delituosas em estacionamentos e outros espaços da Instituição. Serão instaladas 1.500 câmeras convencionais, 500 panorâmicas, 1.000 com infravermelho, 1.500 fixas (externas) e 100 móveis (externas). Esse quantitativo vai garantir a cobertura de toda a extensão do Campus. O projeto está em fase de licitação.

Desde a última terça-feira, a PM intensificou as rondas no Campus da UFPI. A ação foi deflagrada após reunião do Reitor da UFPI, José Arimatéia, com o Comandante do Policiamento da Capital, Tenente Coronel Márcio.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.