HU-UFPI planeja implantação de serviço de Oncologia

06/08/2015 10:01

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) está realizando, no período de 3 a 6 de agosto, a I Semana da Oncologia. O evento faz parte do plano de estruturação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no hospital. A meta é que o serviço seja implantado até o final deste ano para atendimento de pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS).

Semana da Oncologia discute temas relacionados à assistência a pacientes oncológicos

De acordo com a médica oncologista, Dra. Vanessa Castelo Branco, uma das palestrantes do evento, a implantação de uma Unacon no HU-UFPI significa uma grande conquista no que se refere ao diagnóstico e ao tratamento de pacientes oncológicos no estado. "No Piauí, há uma demanda reprimida de pacientes oncológicos, uma vez que há apenas um hospital credenciado para atendimento a pacientes pelo SUS. O HU trará um serviço oncológico inteiramente SUS", ressalta a médica, que está participando da estruturação do serviço no Hospital Universitário.

Para compor a equipe da Unacon a ser implantada no HU-UFPI, estão previstos 8 oncologistas clínicos e 3 cirurgiões oncológicos. A unidade se voltará ao tratamento dos cinco tipos de cânceres com maior incidência no Piauí, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA): próstata, mama feminina, colo do útero, pulmão e colo retal.

Dra. Vanessa Castelo Branco, médica oncologista, destaca a importância da implantação de uma Unacon no HU-UFPI

Durante a abertura do evento, a Gerente Administrativa do HU-UFPI, Maria Rachel de Castro, explicou que a implantação de uma Unacon é definida a partir da política de assistência oncológica de responsabilidade do Ministério da Saúde. "O objetivo desta política é possibilitar o acesso ao tratamento do câncer no Brasil, tendo em vista o desafio de reduzir as desigualdades regionais na oferta de assistência oncológica à população brasileira no SUS", pontua Maria Rachel.

Profissionais participam da I Semana da Oncologia no HU-UFPI

Para o Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, "o Hospital Universitário tem todo o potencial para avançar no processo de implantação de um serviço especializado no diagnóstico e no tratamento do câncer, oferecendo, ao usuário do SUS, um serviço de qualidade, com uma equipe multiprofissional para que o paciente seja trabalhado de forma sistêmica".