Coordenador de Medicina da UFPI participa de cerimônia do Mais Médicos

04/08/2015 18:00

O professor José Ivo Pedrosa, coordenador do Curso de Medicina do campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba, participou da cerimônia de comemoração dos dois anos do Programa Mais Médicos. Ele esteve acompanhado de Florentino Neto, prefeito de Parnaíba, e de Isaac Medeiros, estudante de Medicina. A solenidade foi realizada hoje (4), em Brasília. A Presidenta Dilma Rousseff, os Ministros da Saúde Arthur Chioro, da Educação Renato Janine e o ministro-chefe da Casa Civil Aloizio Mercadante, estiveram presentes na solenidade. Participaram também, prefeitos, secretários estaduais e outras autoridades políticos.

Segundo o professor José Ivo, participar do evento foi emocionante. "É gratificante, porque estavam juntos os médicos que vieram de outros países, os médicos brasileiros e os futuros médicos que estão sendo formados por cursos como o nosso do campus ministro Reis Velloso. Também é uma sensação de gratificação por estar contribuindo para que o acesso aos serviços médicos chegue a população".

O professor destacou ainda a participação de outras instituições de ensino. "É uma sensação de companheirismo, pois, aqui estão juntas outras universidades públicas que assumiram o desafio de contribuir para fazer valer a máxima de que saúde é direito de todos e dever do Estado e assumiram tal responsabilidade que só se satisfaz quando em todos os pontos do nosso Piauí a população possa dizer que se sente protegida. Enfim, ainda é possível nos orgulharmos do país que temos, de sermos da UFPI e de sermos sujeitos ativos em prol da qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras".

Na solenidade, a presidente Dilma Rousseff afirmou que, atualmente, todos os 5.570 municípios brasileiros possuem médicos. Ela ressaltou que o programa viabilizou o atendimento de 63 milhões de pessoas, que hoje "têm saúde perto de sua casa", e renovou uma das promessas da campanha à reeleição.

*Com informações do site do Palácio do Planalto da Presidência da República.