Projeto arquitetônico e pedagógico do curso de Medicina/CMRV inspira UFSC

04/08/2015 11:40

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe a visita de representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o objetivo de conhecerem o projeto arquitetônico e pedagógico do curso de Medicina do Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba. A UFSC implantará o curso de Medicina em dois câmpus fora de sede e escolheu o modelo de implantação adotado pela UFPI como base para o projeto.

Reunião discute aspectos pedagógicos e arquitetônicos do projeto

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (04), entre o Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a comissão da UFSC, formada pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Julian Borba, professores do Centro de Ciências da Saúde do campus sede e dos câmpus que receberão os cursos de Medicina; e a equipe técnica da Prefeitura Universitária da UFPI (PREUNI); o projeto arquitetônico do prédio onde foi instalado o curso de Medicina de Parnaíba foi apresentado.

Apresentação do projeto arquitetônico de instalação do curso de Medicina de Parnaíba

"É bastante satisfatório ver o nosso projeto servindo de modelo para a implantação de cursos em outras instituições. Acredito que essa é uma importante oportunidade de troca de informações, visando sempre o aperfeiçoamento das condições de infraestrutura e pedagógicas para os nossos alunos", destacou o Reitor.

Para o Prof. Dr. Julian Borba, Pró-Reitor de Graduação da UFSC, o projeto da UFPI se destaca, principalmente, por aliar as diretrizes preconizadas em relação aos novos cursos de Medicina. "O projeto é muito interessante, pois cumpre as atuais diretrizes estabelecidas em relação aos cursos de Medicina, tornando-se um projeto bastante inovador em relação a isso. Basicamente nós estamos discutindo a infraestrutura e o projeto pedagógico dos dois novos cursos que serão implantados em Santa Catarina, e a nossa perspectiva é que possamos incorporar tanto questões ligadas ao projeto arquitetônico, tanto questões que orientaram o projeto pedagógico do curso de Parnaíba", afirmou.

Prof. Dr. Julian Borba, Pró-Reitor de Graduação da UFSC

Segundo Érica Soares, arquiteta da PREUNI, o grande diferencial do projeto implantado no curso de Medicina de Parnaíba é possibilitar o ensino através da simulação. "O projeto foi realizado em conjunto, levando em consideração tanto a parte estrutural como pedagógica, possibilitando a questão de formular a simulação, fazendo com que esse seja o nosso diferencial. A própria reestruturação da Medicina de ensino, trabalhar com os alunos iniciais a questão do atendimento e essa parte mais comunitária, são possibilitados pelo modelo de projeto adotado", explicou.