UFPI discute convênio com universidade de Nebraska

04/08/2015 09:58

Com o objetivo de ampliar a internacionalização e, desta forma, enriquecer os conhecimentos dos estudantes brasileiros e estrangeiros é que a Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, reuniu-se com o Vice-Reitor de Relações Internacionais da Universidade de Nebraska, Michael Stopford, para discutir a possibilidade de um convênio entre as duas instituições.

Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí

A Vice-Reitora destacou a internacionalização como engrandecedora da qualificação dos profissionais e fortalecedora da pesquisa. "A Universidade Federal do Piauí, além de formar e qualificar os estudantes, busca também a internacionalização. Portanto, esse convênio vem em um momento muito importante, considerando que temos agora dez doutorados, e que o nosso estudante possa vivenciar uma experiência fora do país, sendo essa a oportunidade que agora nos apresenta a Universidade de Nebraska. É a retomada de um convênio que já tivemos em determinado momento e tanto o aluno quanto o professor poderão participar deste intecâmbio, promovendo e alargando melhores conhecimentos e contribuindo com a cultura de maneira geral", afirmou.

Durante a reunião, a Prof.ª Nadir Nogueira citou as modalidades dos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, bem como a política de internacionalização da universidade através do Ciências Sem Fronteiras.

Michael Stopford, Vice-Reitor de Relações Internacionais da Universidade de Nebraska

Segundo Michael Stopford, a ideia principal do covênio é dar oportunidades internacionais para estudantes e professores de ambas as instituições. "Outro ponto importante é que Nebraska é um estado sobretudo de agronomia e há muitas oportunidades interessantes de trabalhar com o Brasil. Já temos uma tradição muito longa de colaboração no Piauí e estamos buscando fortalecer essa relação, especialmente com a UFPI, recebendo estudantes da Universidade e do Brasil em nossa Instituição", destacou.

Para o Prof. Rômulo Vieira, Presidente da Associação dos Companheiros das Américas no Piauí, a Universidade Federal do Piauí só tem a ganhar com o convênio entre as instituições. "Vai ser um enriquecimento geral, pois, vai ter um apoio internacional e para os alunos será um enriquecimento cultural, de língua e profissional", finalizou.