Vice-Reitora da UFPI recebe representantes do Tribunal Regional Eleitoral

30/07/2015 11:28

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Na manhã desta quinta-feira (30), a Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, reuniu-se com o Juiz Auxiliar da Presidência do TRE-PI, Dr. Thiago Brandão de Almeida e com a analista judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Prof.ª Esther Maria de Sá Castelo Branco. O encontro visa ampliar a parceria existente entre os dois órgãos e aconteceu no Salão Nobre da Reitoria.

Na oportunidade, foram entregues manuais educativos de informação ao eleitor. O material foi produzido pela Superintendência de Comunicação Social (SCS) da UFPI, como parte do trabalho cidadão desenvolvido pela Instituição. "O TRE é um órgão com alta credibilidade, então, desenvolver parcerias é de extrema importância, visto que é dever da Universidade trabalhar questões como o voto cidadão. Nós temos um segmento de 35 mil estudantes, numa faixa etária entre 18 e 24 anos, constituindo um público eleitorado jovem, por isso, nós queremos formar não só profissionais, mas pessoas conscientes dos seus direitos e deveres de cidadão", destacou a Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira.

Segundo a analista judiciária do TRE, Prof.ª Esther Castelo Branco, a aproximação entre a UFPI e o TRE é essencial para aliar teoria e prática. "Nós estamos aqui tratando de um acordo de cooperação técnica, para que haja uma ação contínua institucionalizada, envolvendo parcerias de órgãos públicos e privados. No caso de hoje, a cooperação ocorre com a UFPI, ou seja, o objetivo de conduzir debates e reflexões sobre cidadania com estudantes do ensino médio e superior", pontuou.

Entrega de cartilhas produzidas pela UFPI

A parceria entre a UFPI e o TRE acontece desde o ano passado, com a introdução de uma equipe do Tribunal nas atividades da Ação Social. O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), com a finalidade de recepcionar os estudantes ingressantes. Com o fortalecimento do vínculo entre os dois órgãos, a intenção é ampliar as atividades, levando as reflexões sobre cidadania para os câmpus fora de sede, assim como os polos de ensino a distância.