NUGRAPPI apresenta o vernissage " LUAS"

29/07/2015 10:18

O vernissage "Luas", com xilogravuras da professora Yolanda Carvalho e dos estudantes vinculados ao Núcleo de Estudos de Práticas de Gravura do Piauí (NUGRAPPI), do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vai integrar a programação do Projeto Música para Todos, realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, em comemoração ao aniversário da cidade de Teresina.

A abertura da exposição será no dia 10 de agosto, às 18h30min, na sede do Música Para Todos e ficará aberta até o dia 10 de setembro.

Em 2013, o vernissage "Luas" foi selecionada pelo SESC Amazonas das Artes para percorrer as capitais Teresina, Cuiabá, Belém, Rio Branco, Porto Velho e Manaus. Segundo a professora Yolanda Carvalho, as obras são inspiradas no músico Luiz Gonzaga, que era também chamado de Lua. "A gravura está atrelada também à música e as outras linguagens. Como sou admiradora da música popular brasileira, quis fazer uma homenagem a Luiz Gonzaga pelas músicas que ele tanto cantou, encantou e levou nossa aldeia para tão longe, valorizando o nosso nordeste por onde passou", explicou a professora.

As xilogravuras dos estudantes que serão apresentadas na exposição estão voltadas para a valorização dos bens materiais e imateriais de Teresina. "Os estudantes buscaram mostrar, na construção de seus olhares, o que é a beleza de Teresina, suas pontes, seus edifícios, o mais simples que nós temos de belo, que é a nossa identidade. A nossa proposta é pesquisar a gravura e contar uma história da nossa cidade, com o objetivo de valorizar cada vez mais as nossas linguagens e aspectos culturais, com o intuito de incentivar a preservação", finalizou a professora Yolanda.