Nota de esclarecimento: segurança na UFPI

24/07/2015 17:18

A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa a comunidade acadêmica e à sociedade em geral as principais medidas tomadas para melhorar a segurança dentro do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

A UFPI possui 115 vigilantes, com atuação distribuída em 36 postos fixos, bem como em rondas feitas em motocicletas e carros. Aliado a esse serviço já existe em funcionamento um aplicativo de troca de mensagens instantâneas monitorado pela equipe da Divisão de Vigilância, que funciona por meio do número 086 98858 1826 (whatsapp).

Em reunião realizada com representantes da Administração Superior, Divisão de Vigilância e Prefeitura Universitária foram discutidas a atual situação da segurança e medidas de forma emergencial, médio e longo prazos. Essas medidas abrangem:

•  Fechamento de portões de acesso considerados pontos vulneráveis, como os situados no CCHL(Centro de Ciências Humanas e Letras), CT (Centro de Tecnologia) e CCE (Centro de Ciências da Educação), sem prejuízos na mobilidade acadêmica. A discussão contou também com a participação do DCE (Diretório Central dos Estudantes), oportunidade em que apresentaram sugestões;
  •  Ampliação e melhoria da rede de iluminação do Campus;
  •  Fechamento de acessos para pedestres, que foram reabertos pela comunidade, com travessia mínima de pessoas;
  • Uso de correntes para fechar o acesso nas principais vias, ao curso de Moda, Design e Estilismo e ao Setor de Esportes, assim como ao CCN 2 (Centro de Ciências da Natureza), após às 22 horas durante a semana e o dia inteiro aos finais de semana e feriados;
  •  Reativação e readequação de guaritas situadas no Setor de Esportes e CCA (Centro de Ciências Agrárias);
  • Investimento na modernização de portões de acesso. Já instalado no Restaurante Universitário e com providências para instalação no CCA;
  •  Capina, limpeza e poda de áreas dentro do Campus, sem prejuízos às áreas de proteção ambiental;

Outra ação que tem contado com esforços e investimentos da UFPI está centrada no serviço de segurança eletrônica, que irá inibir as ações delituosas em estacionamentos e outros espaços do Campus. O projeto foi elaborado pelo NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação), em 2014, atualmente está em fase de licitação e pregão eletrônico.

Lembramos ainda que o Campus Ministro Petrônio Portella, possui cinco avenidas e duas ruas que atravessam a instituição de ensino, sendo elas: Av. Nossa Senhora de Fátima; Av. Raul Lopes; Av. Dirce Oliveira; Av. Ulisses Marques; Av. Kennedy; Rua Machado Lopes; Rua Elon Constantino Aguiar. Com uma extensão geral de 400 hectares a UFPI configura-se como rota de acesso à várias localidades.

Importante ressaltar que o diálogo está sempre aberto e permanente com a comunidade universitária, independente das ocorrências para a melhoria da segurança.

A Administração Superior reitera o compromisso de zelar pela segurança de estudantes e servidores dessa instituição em prol do pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas.

Teresina, 24 de julho de 2015.