Projeto Mulheres Mil tem primeiras turmas formadas

24/07/2015 17:14

Coral composto pelas alunas do Curso de Produtor de Olerículas

Um realização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), o Projeto Mulheres Mil teve na tarde desta quinta-feira (23), a solenidade de encerramento das primeiras turmas dos cursos de Confeiteiro e Produtor de Olerícolas. O Evento aconteceu no Auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT).

No decorrer do curso foram desenvolvidas além das aulas teóricas e práticas dos cursos, atividades de Orientação Pedagógica, Aconselhamento Psicológico, Assistência Estudantil/Serviço Social, aulas de Português, Matemática, Informática, atividades em campo, culturais e de lazer.

Diretor do CTT, Prof. José Bento

Durante o evento o Diretor do CTT, Prof. José Bento, falou da importância da execução do curso e parabenizou as alunas: "Como fazemos a educação é muito importante contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para a apropriação do conhecimento de todos. Gostaria de parabenizar a todos vocês e desejar a todas sucesso nas próximas empreitadas", disse.

O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC), foi criado no segundo semestre de 2011, e teve inicio no Colégio Técnico da UFPI em 2012, apenas no campus de Tersina. Em 2014 o projeto chegou a marca de 28 municípios atendidos no estado do Piauí por meio dessa parceria UFPI/PRONATEC. O projeto Mulheres Mil veio a ser implementado dentro dessa parceria no ano de 2014 com o principal objetivo de de viabilizar o ingresso e a permanêcia com êxito da população feminina brasileira em situação de vulnerabilidade social nas instituições de educação profissional, visando sua inclusão educativa e sua promoção social e econômica.

Edinaldo Mousinho, Coordenador do PRONATEC

Edinaldo Mousinho, Coordenador do PRONATEC, falou sobre como se desenvolveu a consolidação do curso: "Já executávamos o PRONATEC desde 2012, mas esse programa nós ainda não tínhamos tido a oportunidade de participar. No ano de 2014 foi dada Essa oportunidade por entender que era um programa importante que estava sendo executado em todo o Brasil e que nós tínhamos realmente o público exigido pelo programa. Foi um esforço muito grande até pra entender como funcionava o Mulheres Mil e poder fazer um curso diferenciado, não simplesmente proporcionar a capacitação técnica para as alunas, mas também a formação básica e noções de sociedade e cidadania e que não sirva só pra geração de emprego e renda de vocês mulheres, mas para a melhoria das comunidades.", afirmou.

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Socorro Leal

A Prof.ª Dr.ª Socorro Leal, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, representou a Administração superior da UFPI: "É com muita satisfação e honra que represento a Administração superior da Universidade procurando fazer as vezes de uma mulher em mil e de mil mulheres em uma, como tão bem colocou o nome, o pensamento da turma. Vocês não imaginam a minha satisfação e alegria, mulher como vocês, conhecer um programa desse porte e que trabalha com o conhecimento prático", disse.

Coordenadora do Projeto Mulheres Mil, Prof.ª Rita Magalhães

"Mulheres mil, essa proposta é totalmente diferente dos outros cursos do PRONATEC, os outros já vem pronto, é esse curso aqui as pessoas se inscrevem lá e fazem. Este não, este programa nós fomos até a comunidade e perguntamos o que elas queriam estudar, pra a partir daquilo ir trabalhar, e trabalhar de preferencia na comunidade. Produzindo algo que pudesse render algum dinheiro pra ajudar no sustento da família", declarou a Coordenadora do Projeto Mulheres Mil, Prof.ª Rita Magalhães.

Doces preparados pelas alunas do curso de Confeiterio