UFPI expõe pesquisas arqueológicas durante a 40ª Feira Agropecuária

23/07/2015 12:07

Estudos arqueológicos foram feitos no município de Corrente e apresentados na 40ª ExpoCorrente

Durante a 40ª ExpoCorrente, pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), apresentaram os trabalhos de pesquisas que vêm sendo realizados em Corrente, município da região sul do estado do Piauí, onde mais de 500 amostras referentes aos achados arqueológicos e paleontológicos já foram coletadas.

Sara Cristina Memoria Campelo, graduanda em Ciências Biológicas, explicou sobre o trabalho realizado no município. "A pesquisa sobre o fóssil da preguiça gigante teve início em 2012, com a primeira expedição realizada ao município de Corrente, onde se constatou a sua presença. Em 2013 foi realizada a segunda expedição e neste ano de 2015 realizamos a terceira visita", disse.

Pesquisa sobre o fóssil da preguiça gigante teve início em 2012

Depois de achados inúmeros materiais confeccionados em pedra lascada, logo nas primeiras expedições, a equipe de Arqueologia também passou a estudar a área. "Através das mais de 500 amostras será possível sabermos mais sobre as populações que habitavam esta região, as relações entre si e com o meio ambiente", destacou a graduanda.

Equipe de graduandos em Arqueologia apresentam suas pesquisas

Os painéis referentes às pesquisas foram expostos no estande da UFPI durante a 40ª ExpoCorrente, e foram apresentados pela equipe composta pelos graduandos em Arqueologia, Daniel Ribeiro da Silva, Marcus Vinícius Andrade Veloso e o Professor Ângelo Alves Correa, responsável pelo Departamento de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da Universidade Federal do Piauí, além da graduanda Sara Cristina.

As pesquisas foram realizadas através da UFPI/CNPQ, com apoio da Prefeitura Municipal de Corrente.

Fonte: Ascom e Portal Corrente