Brasil Brasil Acesso

Notícias

Qualificação profissional: Curso de Odontologia firma parceria com FMS

Qualificação profissional: Curso de Odontologia firma parceria com FMS

21/07/2015 10:40

A incorporação da Odontologia, em 2002, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a política de Saúde Bucal, por meio do lançamento do Programa Brasil Sorridente, têm influenciado fortemente os profissionais a se aperfiçoarem para atender as atuais demandas. O Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dr. Gilberto Pucca, destaca que hoje, o Cirurgião-Dentista do serviço público precisa ser um bom clínico, entender de planejamento, de epidemiologia e de saúde pública.

Nessa perspectiva, a Universidade Federal do Piauí realiza um convênio com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para que os discentes possam dispor de diversos campos de estágio. Em 2006, o curso de Odontologia foi contemplado com o Edital Pró-Saúde, que tinha por objetivo reorientar a formação na saúde e aproximar o ensino do serviço.

Com o financiamento, três consultórios odontológicos foram instalados na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Paz da FMS, que atende uma população de aproximadamente 7.200 usuários residentes na região Sul da cidade. Dessa forma, o curso de Odontologia da UFPI pretende formar profissionais mais próximos da realidade social e epidemiológica da população. Além do estágio nas diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) acompanhando as equipes de saúde bucal, outra estratégia desenvolvida é o Estágio Extramuros de Especialidades Odontológicas.

Paciente atendida no serviço de prótese dentária do Estágio Extramuro de Especialidades Odontológicas (Antes e Depois)

Esses dois estágios inserem o aluno no Sistema Único de Saúde (SUS) e proporcionam o contato com diferentes condições de vida e de saúde, incluindo atividades que vão desde a promoção da saúde à atividades curativas. Além disso, são de relevância social, porque uma grande quantidade de pacientes é beneficiada pelos tratamentos realizados, oferecendo integralidade do cuidado de saúde bucal para a população.

Na Clínica de Especialidades da Vila da Paz os alunos do 8º e 9º períodos do curso de Odontologia realizam atendimento especializado sob supervisão de docentes da UFPI em diversas áreas:  Prof. Dr. Júlio Cravinhos (Cirurgia); Profa. Dra. Caroline de Deus (Dentística); Profa. Dra. Josete Veras (Endodontia); Profa. Dra. Marcoeli Moura (Odontopediatria); Profa. Dra. Elonice Melo e Wagner Filho (Periodontia), e Profa. Dra. Maíra Serra e Silva e Stella Mendes (Prótese Dentária).

Segundo a Profa. Dra. Stella Mendes, apesar da reabilitação estética e funcional ser o principal objetivo do tratamento, a gratidão dos pacientes com o serviço oferecido é o melhor resultado, o que os torna realizados.

"Perceber que estamos melhorando não apenas o sorriso, mas a qualidade de vida dessas pessoas através do nosso trabalho nos proporciona grande satisfação. O trabalho desenvolvido na área de Prótese pelos alunos da UFPI na Vila da Paz alcança uma população que não teria acesso a esse tipo de tratamento, por sua complexidade e por muitas vezes necessitar dos cuidados de um especialista. Se por um lado os alunos têm a oportunidade de aprender e praticar, os pacientes são os maiores beneficiados com o atendimento e o tratamento recebido. A maioria dos pacientes é idosa, com próteses muito antigas, quebradas ou que nunca usaram próteses e que esperam ansiosamente para serem atendidos pelos alunos", explica a Profa. Dra. Stella Mendes.

Paciente também atendida no serviço de prótese dentária do Estágio Extramuro de Especialidades Odontológicas (Antes e Depois)

A Profa. Dra. Maira Serra e Silva destaca que o estágio é enriquecedor para o aprendizado do discente da UFPI, proporcionando ao futuro profissional conhecer a realidade sócio-econômica que irá conviver no futuro. Além da comunidade de baixa renda usufruir de atendimento de boa qualidade.

De acordo com a Profa. Dra. Josete Veras "a dificuldade de acesso por parte dos pacientes aos centros de especialidades odontológicas (CEO) torna o serviço que a UFPI oferece à comunidade da Vila da Paz socialmente importante, pois oportuniza a resolução de patologias bucais antes que essas se tornem irreversíveis ou assumam maior grau de complexidade", destaca.

Alunas do curso de Odontologia, Priscila Cruz e Thycianna Vasconcelos, ao lado de paciente atendida no Estágio Extramuro de Especialidades Odontológicas

Para o acadêmico Breno Martins é "um privilégio para os discentes da UFPI poderem estagiar nos postos da Prefeitura, pois passam a compreender melhor o funcionamento de uma UBS, seja em relação ao seu processo de trabalho e às relações que se estabelecem com os demais profissionais e a própria comunidade, seja pela oportunidade de vivenciar e até tentar buscar soluções para os principais problemas que permeiam a realidade de um profissional de saúde".

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.