Projeto de Ilustração e Animação lança primeiro desenho animado do Piauí

17/07/2015 08:34

O Projeto de Ilustração e Animação (PIA), vinculado ao Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vai lançar o primeiro desenho animado do Piauí. A obra é "Carcará, pega, mata e come", de Arnaldo Albuquerque, falecido em janeiro deste ano. A animação de Arnaldo Albuquerque foi produzida na década de 70 e pode ser vista na internet junto com outros trabalhos do artista (disponível no link). O lançamento da animação produzida pelo PIA será nesta sexta-feira (17), a partir das 18h, na Casa da Cultura.

Segundo a professora Neila Rocha Siqueira, coordenadora do PIA, o projeto começou a estudar a obra de Arnaldo Albuquerque e descobriu os desenhos originais. "Foram feitas fotografias de aproximadamente 700 imagens só da animação "Carcará, pega, mata e come", depois, tratadas digitalmente e reanimadas. Um trabalho lento que ainda durará muito tempo entre recuperar os desenhos, digitalizar, correção de cores, edição das imagens e recuperação da trilha sonora. Porém, o primeiro teste poderá ser visto hoje na casa da cultura", declarou a professora.

A professora disse, ainda, que já tinha o projeto de restaurar as imagens, porém, não sabia que os originais ainda existiam. "Foi uma surpresa em poder ver o traço, poder tocar a obra de Arnaldo e, o principal, ver que estava colorido, porque nas imagens do Youtube são em preto e branco. Quem for a Casa da cultura poderá ainda ver o talento e pioneirismo de Arnaldo nos quadrinhos e ver os originais da animação", informou.

A exibição da animação "Carcará, pega, mata e come" terá duração de 1h30min, tendo início às 18h, e a entrada é gratuita.