Reunião dos Conselhos Superiores apresenta dados da CPA

15/07/2015 10:42

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reuniu-se nessa terça-feira (14), com representantes de todos os Conselhos Superiores da Universidade, onde foram discutidos vários assuntos relativos à Instituição de Ensino Superior.

Reunião com representantes de todos os Conselhos Superiores da Universidade

Na ocasião, estiveram presentes membros do Conselho Universitário formado pela junção do CEPEX (Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão) e CAD (Conselho de Administração), também do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal do Piauí (FUFPI), onde houve a apreciação e aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Os membros dos Conselhos permaneceram na sala de reuniões para acompanhar a apresentação dos dados da Comissão Própria de Avaliação (CPA) referentes a 2014. A avaliação institucional é uma exigência legal do Ministério da Educação (MEC) para todas as Instituições de Ensino Superior e está relacionada à melhoria da qualidade da educação superior, à orientação da expansão de sua oferta, ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.

O Reitor da UFPI reforça a importância de responder os questionários da CPA

O Reitor da UFPI enfatiza a Comissão como uma ferramenta importante, em função da avaliação se configurar como um mecanismo para embasar o planejamento. "A CPA tem esse papel de fazer essa avaliação e passar para a gestão essa impressão que a comunidade tem. Infelizmente, não temos a participação maciça da comunidade no chamamento feito pela CPA para responder aos questionários, apesar da participação parcial, a Administração Superior recebe o trabalho desenvolvido como um instrumento para ampliar as ações da gestão", disse.

Também ressaltou que alguns dados que foram apresentados foram solucionados como a internet que teve um acréscimo na velocidade de acesso em todos os câmpus, assim como a implantação do sistema Wifi, no Campus de Teresina. Durante o encontro, o Reitor reforçou os esforços para solucionar pontos que foram apresentados pela comunidade da Universidade Federal do Piauí.

Coordenadora apresenta os resultados da Comissão Própria de Avaliação

A Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação, Profª Drª Regina Ferraz, ressaltou a consolidação da Comissão, por meio das comissões setoriais e que a adesão da comunidade apesar de ter sido ampliada, ainda precisa ter um aumento no percentual. "A gente percebe que os alunos, professores e técnicos anseiam por melhorias e alguns pontos que foram destacados para a Administração Superior, percebemos que há uma boa vontade de serem sanados", destacou.

Durante a reunião, a Coordenadora enfatizou a importância das pessoas que respondem aos questionários preencherem com atenção com uma ampla reflexão sobre a Instituição. Para envio de sugestões ou dúvidas, o e-mail da CPA cpa@ufpi.edu.br

Confira a apresentação dos Dados.