NUPLAM/UFPI estuda benefícios da Moringa Oleífera na purificação da água

20/07/2015 09:00

Moringa Oleífera, planta originária da Índia, é conhecida por seus inúmeros benefícios, sendo desde uma fonte riquíssima de nutrientes até um meio eficiente de tratar a água. Partindo dessa observação, o Prof. Dr. Francisco Rodrigues Leal, Coordenador do Núcleo de Plantas Aromáticas e Medicinais (NUPLAM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), passou a estudar e a cultivar a planta, que pode se tornar uma grande aliada na solução de um problema que ainda atinge muitas populações: a falta de tratamento da água.

O processo de purificação d'água pela moringa é rápido e gera resultados efetivos. O Prof. Dr. Francisco Rodrigues Leal conta que o primeiro passo é retirar a casca da semente que fica na parte interna da planta. "Feito isso, é necessário moer a parte branca que, já em pó, sofrerá emulsão (dispersão coloidal de um líquido em outro), onde serão usadas duas gramas de pó para cada 100ml de água potável. Depois, agita-se o recipiente e despeja-se 10ml de emulsão para cada litro de água não tratada", explica.

No processo de tratamento da água, é preciso retirar a casca da semente e moer a parte interna

Segundo o professor, posteriormente deve-se deixar a água parada de 1 hora e meia até 2 horas, para que a moringa possa flotar (processo de separação dos componentes de misturas heterogêneas, baseado na capacidade que os materiais possuem de boiar) toda a matéria orgânica, retirando todos os micro-organismos, pois a planta não os mata, apenas os separa. "Estes organismos ficam no fundo do recipiente, e em cima a água fica 100% potável. Após duas horas, despeja-se a água agora tratada em outra vasilha, já podendo ser consumida".

Benefícios

O Prof. Dr.Francisco Rodrigues destaca que dentre as vantagens da moringa está a sua praticidade. "É um recurso natural, cresce rápido, gasta-se pouco material para cultivá-la, sendo que uma planta adulta consegue produzir vagem para tratamento de água para uma família de seis pessoas durante o ano todo", afirma.

Outro benefício da planta é sua riqueza nutricional, como proteínas, vitaminas e minerais, além de ser 70% composta por água. Possui alto teor de óleo e 27% de proteína, igual a carne bovina. "Também pode ser consumida como verdura, salada, suco, farinha, pudim, bolo, omelete, e a semente tem 40% de óleo, podendo ser usada na comida e para fazer sabão e combustível. É multi uso", conta. Destaca-se ainda por sua grande quantidade de vitamina A, responsável pela prevenção de problemas oculares, sendo a moringa considerada a planta que mais a possui no mundo.

O Coordenador do NUPLAM, Prof. Dr. Francisco Rodrigues, explica os benefícios da planta

Podendo ser propagada por semente ou de forma vegetativa, o cultivo da moringa é mais propício em regiões secas, podendo produzir até três safras de vagem por ano. O Coordenador alerta também para os cuidados com a planta. "Ela quebra com facilidade, não é muito resistente. Além disso, só germina bem se você colher e logo após plantar", conta.

Mesmo com tantas vantagens, a moringa ainda encontra dificuldades para chegar em muitas comunidades que necessitam de seus nutrientes e sua capacidade de tratar a água. Segundo Francisco Rodrigues, pode-se consumir todas as partes da planta e um pé dela já possibilita o tratamento da água, além de utilizá-la na alimentação. "O Piauí deveria explorar essa planta e levá-la para todos os municípios, pois sua adaptação é fácil e não necessita de muita água, pois tem um sistema de reserva de água chamado xilopódio, que armazena água", afirma.

A moringa cresce rápido e seu cultivo é mais favorável em climas secos

O que é a Moringa?

Como já mencionado, a Moringa Oleífera (Moringaceae) é uma planta originária da Índia, considerada por botânicos e biólogos um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo, por sua riqueza em vitaminas e sais minerais. Para os antigos escritores sânscritos a Moringa era utilizada como uma planta medicinal. Os primeiros romanos, gregos e egípcios a apreciavam por suas propriedades terapêuticas e também a usavam para proteger a pele, fazer perfume e purificar a água. Estudos demonstraram sua eficiência no tratamento de divesras doenças, agindo como anti-diarréica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes). Rica em nutrientes, ela possui:

a) Sete vezes mais vitamina C que a laranja;
b) Quatro vezes mais cálcio que o leite;
c) Quatro vezes mais vitamina A que a cenoura;
d) Três vezes mais potássio que a banana;
e) Duas vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à   carne do boi);
e) Mais ferro que o espinafre;
f) Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno;
g) Minerais presentes: Fósforo, Ferro, Selênio e Zinco.