Têm início Seminários do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

13/07/2015 10:04

Com a finalidade de avaliar a 1ª e a 2ª etapas de Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos de Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio do Piauí, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Secretaria do Estado da Educação e Cultura (SEDUC-PI), realiza o II e III Seminários Estaduais do Projeto de Extensão "Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Piauí (PNFEM-PI)".

A solenidade de abertura do evento aconteceu na noite do último domingo (12), no Auditório do Gran Hotel Arrey. A programação segue até esta terça-feira (14), com atividades culturais, palestras, relatos de experiências da formação continuada no estado do Piauí e avaliação coletiva.

Para o Coordenador Geral do Pacto no Piauí, Prof. Dr. Antônio José Gomes, o encontro representa uma oportunidade de avaliação e discussão de todo o trabalho desenvolvido, ampliando perspectivas. "É com grande satisfação que me manifesto nessa solenidade de abertura, pois iniciamos agora uma espécie de prestação de contas do intenso trabalho que realizamos durante 437 dias, trabalho que encaramos com coragem, quebrando rotinas acomodadas dentro das instituições formadoras e receptoras de professores da educação básica", afirmou.

Coordenador Geral do Pacto no Piauí, Prof. Dr. Antônio José Gomes

Representando o Reitor da UFPI, o Pró-Reitor de Extensão Miguel Cavalcante, destacou que esse é o projeto de extensão de maior amplitude da Universidade. "O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Piauí é sem dúvida o nosso maior projeto de extensão, com maiores recursos e que abrange a maior quantidade de colaboradores, dando muito orgulho não só à UFPI, mas a todas as instituições envolvidas. Tenho uma admiração especial por este projeto, principalmente porque ele envolve o Ensino Médio, que foi durante muito tempo esquecido no nosso país e passou por enormes dificuldades. Hoje inauguramos um novo tempo", frisou.

Pró-Reitor de Extensão Miguel Cavalcante

Na ocasião, a Secretária da Educação do Piauí, Rejane Dias, enfatizou a importância da formação continuada para a capacitação dos professores do estado, e consequentemente, para o desenvolvimento geral da educação no Piauí.

Secretária da Educação do Piauí, Rejane Dias

"Quero aqui dizer da minha satisfação enquanto Secretária da Educação, que estou, e representando também o Governo do Estado do Piauí, na pessoa do Governador Wellington Dias, o nosso contentamento pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no nosso estado, parabenizar a todos que vieram, todos os nossos coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores, que fazem parte da Rede Estadual de Educação, que prontamente atenderam ao nosso convite, nesse momento de avaliação e capacitação da educação continuada dos nossos professores", disse.

Professores, coordenadores, diretores e supervisores participam do evento