HU-UFPI realiza segunda etapa de pesquisa de satisfação do usuário

07/07/2015 09:56

Com o objetivo de verificar o nível de satisfação do usuário, a Ouvidoria do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realizará, de 13 de julho a 21 de agosto, a segunda etapa da Pesquisa Anual de Satisfação dos Usuários. Serão aplicados 470 formulários a pacientes que utilizam os serviços de ambulatório e internação. A pesquisa ocorre simultaneamente em 27 Hospitais Universitários Federais com gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela administração desses hospitais.

A pesquisa, coordenada e desenvolvida pela Ouvidoria, vai gerar dados sobre itens como tempo de espera, infraestrutura e atendimento, possibilitando a melhoria dos serviços oferecidos no hospital. Segundo a ouvidora Leila Leal Leite, ações que promovem a aproximação com o paciente são valorizadas pelo Hospital Universitário da UFPI. "As ouvidorias são fundamentais para a melhoria da qualidade do atendimento ao público. A pesquisa de satisfação gera dados que nos orientam nas ações que promovem atendimento acolhedor e humanizado aos pacientes", afirma.

A coleta de dados será realizada pela equipe de trabalho da Ouvidoria do HU-UFPI. A ouvidora Leila Leal Leite explica que serão utilizados tablets no processo de coleta de informações. "As informações são, assim, enviadas automaticamente para um banco de dados da Ebserh, sendo processadas ao término da pesquisa. A partir dos resultados será elaborado um plano de ação de melhorias", esclarece Leila Leal.

A pesquisa é norteada por diretrizes do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), projeto instituído pelo Governo Federal para promoção da gestão de excelência na administração pública, em todos os seus níveis, visando a contribuir para a qualidade dos serviços prestados ao cidadão, além de cumprir com o Decreto 6.932/2009, que assegura a participação do cidadão na avaliação dos serviços prestados pelos órgãos públicos federais.