Aulas e projetos do Curso de Música integram estudantes e comunidade

07/07/2015 10:04

A sala de aula vira uma orquestra. Sob a regência do professor Cássio Martins, os estudantes do projeto Orquestra Jovem da UFPI tocam violas, violoncelos, violinos e contrabaixo. O repertório varia dos clássicos até arranjos da música brasileira e estrangeira. A orquestra é formada pelos alunos da graduação, do Pronatec de Música e pelos alunos da extensão.

O professor Cássio Martins é o regente da Orquestra Jovem da UFPI

Segundo o professor Cássio Martins, a atividade pretende contribuir para o desenvolvimento técnico e musical dos alunos de cordas friccionadas do Curso de Licenciatura em Música. "A Prática Orquestral, para além de implicar disciplina, concentração, respeito pelos outros e pelas diferentes culturas, fomenta igualmente o desenvolvimento de competências de cooperação inter-pares muito fortes, onde o papel individual de cada elemento é essencial ao sucesso do grupo", destacou.

Professor Samuel Fagundes, Coordenador do curso de Licenciatura em Música

Essa é apenas uma das atividades realizadas pelo Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí, que antes era vinculado ao Curso de Educação Artística e, no ano de 2011, foi desmembrado e passou a formar exclusivamente licenciados em música. Segundo o Coordenador do curso, professor Samuel Fagundes, o perfil do profissional formado pela graduação é bem definido. "A ideia do curso é capacitar o estudante para ser um professor de música, ele entra aqui e passa a desenvolver e aprender as técnicas e metodologias de ensino da música, como também pode atuar em conservatório ou em outros da área musical".

Aula de Práticas Instrumentais

A grade curricular tem disciplinas como: Práticas Instrumentais; Teoria e Percepção; Linguagem e Instrumentação Musical; Linguagem e Instrumentos Musicais; Prática de Repertório; além das disciplinas pedagógicas. A Escola de Música mantém ainda projetos de extensão abertos à comunidade, como a Jazz Sinfônica, Banda Experimental, Ecléticos, Orquestra Brasil Musicâmara e Coral da UFPI. Atualmente, 146 pessoas participam das ações.

Estudantes têm espaços para ensaiar as apresentações

O Curso Técnico de Música do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é coordenado na UFPI pelo curso de Música. No mês de julho, será formada a primeira turma com 90 estudantes.

Além da ampliação física, estão sendo construídas salas para abrigar o Estúdio para Performance e gabinetes para os professores, está em curso também o processo para a implantação do Bacharelado em Música. "Com isso, pretendemos melhorar o desenvolvimento desses alunos. Essas reformulações são para dar ao aluno um perfil específico de cada área. Se o aluno é da área de licenciatura, ele vai ensinar. E no curso de bacharelado é para trabalhar técnicas de desenvolvimento na área da performance", explicou o Coordenador.

Oportunidades para os estudantes

A estudante Monise Borges, do oitavo período da graduação, foi contemplada com o Programa de Fomento das Músicas Iberoamericanas (IBERMUSICAS). A aluna tem se destacado como compositora e foi incentivada pela professora Paula Molinari a se inscrever para participar do programa. Monise fez um intercâmbio internacional na Faculdade de Música-Canto da Universidad de Antioquia, na Colômbia, e fará uma residência artística em San Jose, Costa Rica, com o professor Carlos Castro, detentor do Grammy Latino para música.

Monise Borges durante estada na Faculdade de Música-Canto da Universidad de Antioquia

Segundo a estudante, a experiência na faculdade de Música-Canto superou as expectativas. "O que eu guardo dessa oportunidade que a UFPI me proporcionou é a certeza de que há sempre o que buscar, investigar e apreender, sobretudo no que diz respeito ao que é nosso, ou seja, piauiense, brasileiro e latino-americano", destacou a estudante.

David Emerson vai se apresentar pela segunda vez em festival internacional de música

O estudante David Emerson foi selecionado pela segunda vez para o Festival Internacional de Música de Campos do Jordão. Ele concorreu com músicos do mundo todo e conquistou uma das doze vagas para viola, instrumento que o estudante pratica desde criança. David sonha em continuar estudando e ser músico em uma grande orquestra, para isso, destaca a importância da licenciatura. "O curso é de grande importância porque vai me dar bagagem, tanto teórica como a prática do meu instrumento. Também é importante para o currículo, com o certificado do curso superior eu poderei, lá na frente, conseguir emprego em grandes orquestras", avaliou.

A Licenciatura em Música oferece 40 vagas por ano, as aulas são no período integral e a graduação pode ser concluída em quatro anos.